Últimas notícias:

Loading...

5 viagens inusitadas para fazer com as crianças

Por The Veigas

Por: Redação

Ter filhos não significa abrir mão de aventuras nas férias. É possível, sim, fugir dos clássicos parques temáticos e dos resorts all-inclusive.

Nós somos uma família comum, mas com paixão por viajar e descobrir coisas novas. Levamos a tiracolo o Chico, nosso filhote de 4 anos. No começo, tínhamos muito medo de nos meter em furadas e ter de pegar o primeiro avião de volta para casa. A boa notícia é que, com planejamento, as chances de dar errado diminuem bastante –e as confusões inesperadas acabam se tornando excelentes causos.

Veja cinco passeios fora do comum que já fizemos –e que nos renderam ótimas fotos, memórias e sorrisos.

1 – Transiberiana 

Chico no trem que liga Moscou a Pequim

Percorrer essa ferrovia de quase 10 mil km era um sonho antigo. Quando o Chico tinha 2 anos, resolvemos reativar o plano e, em 25 dias, cruzamos a Rússia, a Mongólia e terminamos o périplo na chinesa Pequim.

Os trens não oferecem nenhum luxo, mas são confortáveis e limpos. É possível escolher entre cabines com leitos privados ou sentir a experiência completa na terceira classe, onde 54 camas ocupam o espaço aberto do vagão.

2 – Amazônia

Chico passeando de barco em rio na Amazônia

Se um adulto já pira passeando com uma canoa por estreitos igarapés, imagine uma criança. Conhecer a Amazônia é descobrir que existe muito Brasil além do eixo Rio-São Paulo. É conhecer novos hábitos, sabores, aromas e uma forma de viver completamente dependente da natureza. Se você acha que floresta não é lugar de levar criança, é só lembrar que lá vivem e sempre viverão várias delas. Durante os passeios, seu filho será mais um.

Há atualmente excelentes hotéis de selva que buscam oferecer experiências autênticas sobre a vida na floresta a preços razoáveis. Escolha o seu e entregue-se às atividades — ou simplesmente descanse em uma rede à sombra.

3 – Casas de Pablo Neruda

Vista da casa do poeta Pablo Neruda em Isla Negra, no Chile

O Chile estava relativamente perto de casa mas nunca havíamos conhecido o país. Aproveitamos uma Páscoa prolongada e traçamos um roteiro ambicioso: conhecer as três casas do poeta Pablo Neruda, que ficam nas cidades de Isla Negra, Valparaíso e Santiago, e ainda fazer umas paradas para visitar vinícolas legais.

É possível fazer tudo de ônibus, sem comprar nada com antecedência, indo diretamente nos guichês nas rodoviárias. A maratona vale a pena e as casas extravagantes rendem boas doses de diversão para crianças e adultos.

4 – África do Sul e Namíbia

Você e seu filho nunca mais assistirão a ‘O Rei Leão’ sem se emocionar

A ideia era conhecer a Cidade do Cabo, na África do Sul. Também queríamos fazer um safári no norte da Namíbia. Como ir de um país ao outro? Por que não de carro? E assim começou nossa aventura por quase 4 mil km dirigindo, com mão inglesa, pelo interior dos dois países.

As péssimas estradas de cascalho acrescentaram emoção ao cenário exuberante com cânions, planícies, regiões hiperáridas, montanhas e animais selvagens. Há várias opções de carro para se alugar, inclusive pick-ups em que é possível montar tendas de acampamento no teto. O trajeto todo é seguro, sendo recomendado apenas evitar estradas à noite, por conta dos animais de hábitos noturnos que podem ser atropelados e causar acidentes. Você e seu filho nunca mais assistirão a ‘O Rei Leão’ sem se emocionar.

5 – Mongólia

Estar com uma criança a tiracolo não diminui a diversão na Mongólia

A capital do país foi uma das paradas da Transiberiana. Com a ajuda de uma agência local, cruzamos as estepes e fomos passar dois dias com uma família nômade. Cerca de 30% da população vive assim: em grandes tendas no meio do deserto, sem água encanada, sem saneamento básico e cercados apenas de seus rebanhos, principalmente de bois e cavalos.

Estar com uma criança a tiracolo não diminui a diversão. Isto, aliás, só ajudou a criar uma conexão com a família que nos recebeu com muito carinho. Eles também tinham um menino, que adorou fazer parte das brincadeiras –e Chico correu livre pela planície como uma criança de apartamento raramente pode fazer. E pela primeira vez entrou, literalmente, em contato com uma boa porção de esterco fresco de vaca. Faz parte.

Era verão e de dia fazia muito calor –não é incomum bater os 30ºC. As noites são geladas, mas não se comparam com o que os locais enfrentam no inverno, com muita neve a até -30ºC.

Saiba mais sobre as nossas aventuras e se anime a cair no mundo com seus filhos! Siga a gente no Facebook e no Instagram.

*The Veigas são a designer Mariana, o jornalista e escritor Edison e o pequeno Chico –que tem 4 anos e já participou de aventuras em 18 países diferentes. Atualmente, eles moram em Milão.

Compartilhe: