Últimas notícias:

Loading...

6 destinos nas montanhas para curtir o clima frio no Brasil

Os destinos nas montanhas pelo Brasil vão de Norte a Sul do país e contam com passeios bem diversificados.

Basta o tempo esquentar um pouco que todo mundo quer ir para as praias. Nas épocas mais frias, essa não costuma ser a opção de destino de férias e lazer.

O clima frio faz os viajantes optarem por lugares mais bucólicos, que permitem aproveitar o tempo e vestir um casaco.

Os destinos nas montanhas são bastante indicados para aproveitar as épocas de outono e inverno. E os casais podem aproveitar para deixar o clima ainda mais romântico.

Conheça alguns destinos nas montanhas para conhecer pelo país.

6 destinos nas montanhas para curtir o clima frio no Brasil
Imagem: Pixabay

1. Visconde de Mauá, RJ

Para quem quer contato com a natureza em uma cidade que tem um toque hippie, essa é a opção certa.

No meio da Serra da Mantiqueira a cidade conta com belas cachoeiras, mas durante o inverno a pedida é aproveitar a culinária. Durante o dia a dica é fazer trilhas ou passeios a cavalo. Já à noite, comer em um restaurante com destaque para as trutas e pinhão que são típicos da região.

2. Campos do Jordão, SP

Situada nas montanhas do interior paulista, a cidade é turística. Durante o inverno ela fica bem movimentada recebendo turistas de vários estados brasileiros.

Com a arquitetura das casas lembrando a Suíça, possui um visual único e muito bem conservado.

Para quem visita pode aproveitar para curtir o centro bastante agitado, com restaurantes, bares e baladas. Durante o inverno acontecem vários festivais na cidade, um deles o fondue que é imperdível.

3. Gramado, RS

Essa é uma das cidades mais conhecidas pelos turistas que desejam viajar no inverno. Ela possui um estilo europeu e chega a ter neve em alguns dias.

Um dos pontos que encanta na cidade são os canteiros cheios de hortênsias que se misturam com a paisagem.

Para curtir existem opções para adultos e crianças. Conhecida por seu chocolate, Gramado tem um pequeno parque temática para lembrar dessa gostosura. Para quem gosta de esquiar pode ir ao parque Snowland e encontrar neve o ano inteiro.

A gastronomia é outro ponto forte, com cafés coloniais marcantes, vinhos produzidos nos estados, e claro, muito chocolate.

4. Gravatá, PE

Para quem pensa que só existem opções no Sul e Sudeste para aproveitar o frio, se engana. Em Gravatá, a cerca de 100 km da capital, a pequena cidade conta com muita opção.

Para se hospedar é possível optar por um dos hotéis fazenda e ficar mais próximo da natureza. Os passeios podem incluir trilhas, cavalgadas, visita aos mirantes, passeio nas cachoeiras e as reservas ecológicas.

Para quem deseja fazer compras, não pode deixar de passar no polo moveleiro. E no final do dia não se pode deixar de fazer turismo gastronômico.

5. Diamantina, Minas Gerais

No meio da Serra do Espinhaço essa é uma das cidades históricas do estado de Minas Gerais. A arquitetura colonial e a estrada Real fazem com que os visitantes façam uma viagem no tempo.

As ruas de pedra cercadas por casarões históricos recebem dezenas de instrumentistas que realizam shows e encantam o público.

A culinária mineira é bastante encontrada pela cidade, representada pelos queijos, doces e compotas.

6. Domingos Martins, ES

Um dos destinos nas montanhas é Domingos Martins, localizado há cerca de uma hora da capital Vitória.

Muitos casais buscam a cidade pelo seu clima romântico para passar a lua de mel, porém, há atrações para todos.

Uma das mais conhecidas é a Pedra Azul, a qual os tons de azul mudam conforme a posição do sol. O ecoturismo está bastante presente com as cachoeiras e piscinas naturais. Quem quiser fazer algo diferente pode passear de trem pelas montanhas capixabas.

Atenção ao organizar sua viagem

Não importa qual desses destinos nas montanhas vai escolher, para ter uma viagem tranquila é preciso pensar nos preparativos.

●        Pesquise com antecedência sobre a cidade, veja se na época da visita estará ocorrendo algum festival e como fazer para participar.

●        Pesquise sobre os hotéis, veja a avaliação de outros usuários e pesquise preço. A dica é fazer a reserva com antecedência para conseguir se hospedar onde deseja e até conseguir alguma promoção.

●        Contrate o melhor seguro viagem para que não precise se preocupar com nada. Escolha coberturas que podem ser úteis e trarão mais tranquilidade.

●        Organize as malas com roupas para o frio. Em alguns lugares as temperaturas podem ser bastante baixas e não vai querer ser pego de surpresa.

Sabendo quais são os lugares mais cobiçados e com boas opções para curtir o frio, é só escolher os destinos nas montanhas e fazer as malas.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.

Em parceria com eurodemand

Compartilhe: