6 lugares incríveis na Bahia que você precisa conhecer

Novela “Segundo sol” se despede deixando saudades do sol da Bahia

Por: Redação | Comunicar erro

“Segundo sol” se despede da gente deixando saudades do sol da Bahia e da controversa história de amor entre Beto e Luzia. A novela revelou praias e lugares paradisíacos que só o Estado tem. Mas, e aí: você conhece a Bahia? a gente fez uma seleção de seis lugares incríveis que você precisa conhecer nesse verão!

Salvador
Crédito: rmnunes/iStockVista da Baía de Todos os Santos, em Salvador, na Bahia

Vale lembrar que as locações abrangem não apenas a surpreendente Salvador, mas as localidades Costa do Descobrimento e a Costa do Cacau, ambas regiões estão localizadas ao sul do estado

Costa do Cacau

O grande atrativo da região é a vibrante Mata Atlântica, os rios e as límpidas cachoeiras –natureza exuberante, ideal para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura. O nome se dá devido às inúmeras fazendas de cacau, que oferecem visita guiadas para acompanhar todo o processo da plantação à produção do chocolate –acredite ou não, o chocolate artesanal do sul da Bahia tem um sabor completamente diferente do chocolate industrial como conhecemos. Um sabor mais forte, mais encorpado e menos açucarado.

Ilhéus
Crédito: iStockIlhéus, a terra de Jorge Amado e do cacau

Nas cidades de Ilhéus (também reproduzida na novela “Gabriela”, da obra homônima de Jorge Amado) e Uruçuca ficam as maiores plantações de cacau.

Costa do Descobrimento

A história do Descobrimento do Brasil em si. A grande atração está nas peculiaridades da colonização, logo nos primórdios de 1500 e como a influência portuguesa dominou o lugar.

Costa do Descobrimento
Crédito: iStockCabrália é conhecida como o palco da primeira missa realizada no Brasil

A região compreende as cidades que mais atraem turistas o ano inteiro:

Porto Seguro Porto de desembarque das naus de Cabral, ainda hoje conserva uma rara beleza natural, além do complexo arquitetônico colonial preservado. Destaque para os points de agito como a Passarela do Descobrimento, que garantem diversão para todos os gostos.

Santa Cruz Cabrália – mais tranquila que a vizinha Porto Seguro, Cabrália é conhecida como o palco da primeira missa realizada no Brasil em 1500. Na Praia de Coroa Vermelha há uma cruz simbólica que marca o local. Um mar de águas cristalinas, recifes de corais e a densa vegetação da Mata Atlântica.

Vale a pena conferir a cultura e o artesanato Pataxó, no Memorial indígena e fazer um passeio de barco para conhecer as praias da vila de Santo André, bem como os bancos de corais de Coroa Alta, onde fica a Cidade Histórica, uma praça com construções dos séculos 17 a 18.

Trancoso
Crédito: Wikimedia CommonsO Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro

Trancoso e Arraial D’Ajuda são localidades paradisíacas, descobertas pelos hippies na década de 70, que até hoje tem cenários apaixonantes. As casinhas coloridas do Quadrado e a atmosfera pacífica contrastam positivamente com as pousadas e resorts cinco estrelas.

Apesar do luxo, no Quadrado de Trancoso, bem como muitas ruas de Arraial D’Ajuda não tem energia elétrica –assim os comércios improvisam a iluminação à luz de velas quando a noite cai. Um ar romântico, em meio à natureza.

Compartilhe: