6 lugares incríveis na Bahia que você precisa conhecer

A capital baiana é uma das mais admiradas e visitadas do Brasil, além de ser considerada patrimônio da humanidade pela Unesco

A Bahia é um dos patrimônios culturais do Brasil e também da humanidade, e Salvador considerada uma das cidades mais belas do mundo. Até mesmo quem nunca visitou o Estado conhece suas características e se encanta com elas. Pensando nisso, nós da Catraca Livre separamos seis lugares incríveis que você precisa conhecer por lá. Vem ver:

Vista da Baía de Todos os Santos, em Salvador, na Bahia
Créditos: rmnunes/iStock
Vista da Baía de Todos os Santos, em Salvador, na Bahia

Vale lembrar que as locações abrangem não apenas a surpreendente Salvador, mas as localidades Costa do Descobrimento e a Costa do Cacau, ambas regiões estão localizadas ao sul do estado

Costa do Cacau

O grande atrativo da região é a vibrante Mata Atlântica, os rios e as límpidas cachoeiras –natureza exuberante, ideal para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura. O nome se dá devido às inúmeras fazendas de cacau, que oferecem visita guiadas para acompanhar todo o processo da plantação à produção do chocolate –acredite ou não, o chocolate artesanal do sul da Bahia tem um sabor completamente diferente do chocolate industrial como conhecemos. Um sabor mais forte, mais encorpado e menos açucarado.

Ilhéus, a terra de Jorge Amado e do cacau
Créditos: iStock
Ilhéus, a terra de Jorge Amado e do cacau

Nas cidades de Ilhéus (também reproduzida na novela “Gabriela”, da obra homônima de Jorge Amado) e Uruçuca ficam as maiores plantações de cacau.

Costa do Descobrimento

A história do Descobrimento do Brasil em si. A grande atração está nas peculiaridades da colonização, logo nos primórdios de 1500 e como a influência portuguesa dominou o lugar.

Cabrália é conhecida como o palco da primeira missa realizada no Brasil
Créditos: iStock
Cabrália é conhecida como o palco da primeira missa realizada no Brasil

A região compreende as cidades que mais atraem turistas o ano inteiro:

Porto Seguro

Porto de desembarque das naus de Cabral, ainda hoje conserva uma rara beleza natural, além do complexo arquitetônico colonial preservado. Destaque para os points de agito como a Passarela do Descobrimento, que garantem diversão para todos os gostos.

Santa Cruz Cabrália

Mais tranquila que a vizinha Porto Seguro, Cabrália é conhecida como o palco da primeira missa realizada no Brasil em 1500. Na Praia de Coroa Vermelha há uma cruz simbólica que marca o local. Um mar de águas cristalinas, recifes de corais e a densa vegetação da Mata Atlântica.

Vale a pena conferir a cultura e o artesanato Pataxó, no Memorial indígena e fazer um passeio de barco para conhecer as praias da vila de Santo André, bem como os bancos de corais de Coroa Alta, onde fica a Cidade Histórica, uma praça com construções dos séculos 17 a 18.

O Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro
Créditos: Wikimedia Commons
O Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro

Trancoso e Arraial D’Ajuda

São localidades paradisíacas, descobertas pelos hippies na década de 70, que até hoje tem cenários apaixonantes. As casinhas coloridas do Quadrado e a atmosfera pacífica contrastam positivamente com as pousadas e resorts cinco estrelas.

Apesar do luxo, no Quadrado de Trancoso, bem como muitas ruas de Arraial D’Ajuda não tem energia elétrica –assim os comércios improvisam a iluminação à luz de velas quando a noite cai. Um ar romântico, em meio à natureza.

Uma ótima opção para quem quer conhecer a cidade é acessar o site oficial do Governo do Estado da Bahia, que disponibiliza tudo o que é preciso saber para ter o máximo da experiência turística. Além disso, vale a pena ficar ligado na Passagem Rio de Janeiro ClickBus, sempre com boas ofertas e preços de passagens.