Aeroporto na Holanda testa embarque com reconhecimento facial

Com objetivo de tornar o processo de embarque mais rápido, o principal aeroporto da Holanda –o de Schiphol, em Amsterdã– está testando um sistema que permite o embarque apenas com reconhecimento facial do passageiro.

O chamado “embarque biométrico” é uma parceria do terminal  com a companhia aérea holandesa KLM. A nova tecnologia dispensa o uso do cartão de embarque ou o passaporte.

O sistema permite o embarque de passageiros apenas com reconhecimento facial

A companhia e o aeroporto querem estudar o funcionamento da tecnologia de reconhecimento facial –a velocidade do sistema, a confiabilidade e praticidade de utilização. Eles também analisarão o processo de embarque e a experiência dos passageiros. O objetivo final é tornar o procedimento rápido e prático para quem viaja pela companhia.

Por enquanto, os testes –que devem durar pelo menos três meses– acontecem em apenas um dos portões do terminal, e para experimentar a novidade os passageiros devem se registrar previamente em um quiosque especial, na própria área de embarque. Para que não haja dúvidas, funcionários da KLM vão auxiliar todos os passageiros nesse processo.

O registro envolve digitalizar o passaporte, o cartão de embarque e o rosto do passageiro. Os dados serão usados somente para o teste em respeito à privacidade dos participantes. Depois do embarque, todos os dados pessoais serão deletados e as informações coletadas no quiosque de registro apagadas depois de 10 horas.

Nova tecnologia está sendo testa no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã
Créditos: Picasa
Nova tecnologia está sendo testa no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã

Nos últimos dois anos, a colaboração do aeroporto com a KLM e com as autoridades governamentais resultou na introdução da primeira verificação de segurança para passageiros, tripulação e funcionários digital, e da nova faixa de segurança inaugurada em 2015.

No momento, um teste envolvendo bagagem de mão que permite que os passageiros deixem seus laptops e líquidos em suas malas está em funcionamento. No futuro, tecnologias inovadoras serão testadas regularmente e, quando comprovadas, passarão a ser utilizadas.