Agroturismo na Itália: conhecendo o Vale d’Orcia, na Toscana

Visite essa região da Itália se hospedando em vinícolas, apreciando um bom vinho e vendo bem de perto como ele é produzido

Por: Eduardo Andreassi
Ouça este conteúdo

O agroturismo é uma modalidade de viajar que aos poucos vem despertando o interesse dos brasileiros. Bastante difundida e amada pelos europeus, essa prática de hospedagem charmosa e mais econômica, que entrou em vigor na Itália nos anos 70, costuma atrair quem busca um lugar em meio à natureza e longe do caos das cidades mais turísticas.

Este tipo de empreendimento geralmente tem gestão familiar. São os donos quem recebem os hóspedes em suas propriedades permitindo que desfrutem não apenas da natureza local, mas também de alguns benefícios ligados a terra, tudo de forma simples e genuína.

Vale d'Orcia
Crédito: Eduardo Andreassi Vista do vilarejo de San Quirino d’Orcia

Nos últimos anos tornou-se a minha melhor opção de hospedagem, pois as crianças têm mais liberdade para brincar e se divertir em meio à natureza. Muitas estruturas possuem fazendinhas, com carneiros, galinhas, porcos, ovelhas, bois e cavalos.

Estrutura das hospedagens

Algumas estruturas oferecem café da manhã, mas na maioria das vezes é você mesmo que tem que preparar as suas refeições. Aliás, já vou logo informando: agroturismo não é a melhor opção para quem gosta de mordomia total!

Vale d'Orcia
Crédito: Eduardo Andreassi Vinícolas na Toscana

Mas para uma imersão na cultura local, é uma excelente opção. A limpeza durante a hospedagem também é feita pelos hóspedes. A menos que você combine com os responsáveis e solicite o serviço.  Nem sempre essa estrutura tem recepção.  Nesse caso, no momento do check-in, você precisa informar aos proprietários ou com quem administra o local, o horário de sua chegada.

 Conheça o Val d’Orcia

Castelos medievais, colinas, cidades antigas, belas vilas, casas isoladas, ciprestes, vinhas fabulosas e olivais, campos de trigo e da cor do ouro são apenas alguns dos elementos que compõem as paisagens fantásticas e harmoniosas do Val d’Orcia!

Vale d'Orcia
Crédito: Eduardo Andreassi San Gimignano, no Vale d’Orcia

A região é atravessada pelo rio Orcia, do qual deriva o nome do vale, e fica entre as províncias de Siena e Grosseto. Toda a área é agora um parque protegido e foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 2004.

A principal protagonista do Val d’Orcia é, na verdade, uma natureza intocada e bonita, com cores sempre em mudança dependendo das várias estações.

Há muito poucos outros lugares que impressionam turistas tão profundamente. É um terreno quase surreal e suspenso, o que também deu origem aos mais valiosos e apreciados vinhos italianos: Bruniu di Montalcino, Nobile di Montepulciano, o Rosso D’Orcia, e outros fabulosos vinhos com denominação DOCG.

Vale d'Orcia
Crédito: Eduardo Andreassi Reservas de dezenas de anos

No Val d’Orcia passa a Via Cassia, onde grande parte da sua rota segue a histórica Via Francigena, uma via antiga de peregrinação.

Os municípios que fazem parte do Val d’Orcia são: Castiglione d’Orcia, Montalcino, Pienza, San Quirico e Radicofani d’Orcia. Outros centros importantes são Contignano, Monticchiello, Bagno Vignoni, Rocca d’Orcia Campiglia d’Orcia, Bagni San Filippo e Vivo d’Orcia.

Estão localizados no Val d’Orcia também algumas cidades na província de Grosseto, como Montenero d’Orcia e Montegiovi, povoados próximos Castel del Piano. Muitas fazendas, casas rurais e fortalezas com torres inacessíveis estão espalhadas na paisagem isolada e tranquila.

Vale d'Orcia
Crédito: Eduardo Andreassi Deliciosos queijos do Vale d’Orcia

Montalcino, Pienza Castiglione d’Orcia, Radicofani e San Quirico d’Orcia, são também os cinco municípios que optaram por dar vida ao Parco della Val D’Orcia , para proteger o ambiente e o território.

Bagno Vignoni, Bagni San Filippo, Contignano, Monticchiello, Rocca d’Orcia Campiglia d’Orcia e Vivo d’Orcia são outros lugares bonitos nesta área que oferecem um passado cheio de charme.

Melhores vistas para fotografia do Val D’Orcia

Vale d'Orcia
Crédito: Eduardo Andreassi Em Siena, Catedral de Duomo, uma das igrejas mais lindas da Itália, datada de 1350

Pienza, Monticchiello e La Foce, e ainda um pequeno burgo perdido do tempo chamado Castiglioncello del Trinoro, que fica a 800 metros acima do nível do mar, onde se pode chegar somente por meio de uma estrada de chão, a partir de Sarteano.

 Os melhores vinhos do mundo

A Toscana concentra a “nata” das melhores e mais famosas vinícolas no mundo -que foram passadas de geração em geração e permanece nas famílias e com o mesmo processo de elaboração até os dias de hoje.

Agroturismo
Crédito: Eduardo Andreassi A Toscana concentra a “nata” das melhores e mais famosas vinícolas no mundo

Por onde andamos na região vimos vinhedos e olivais espalhados por toda a região. Mundialmente conhecidos devidos à qualidade, seja nas cantinas, nas vinícolas ou mesmo nas lojas, você irá experimentar um dos melhores e mais tradicionais vinhos do mundo.

Contribuem para isso a qualidade incontestável de seus vinhos na região da Toscana – suas uvas derivam da casta Sangiovese; o solo e clima são propícios à qualidade dessas uvas; a produção é artesanal e há um controle rígido de rendimento das videiras e o trabalho cauteloso, que inclui colheita manual feito pelos produtores.

Hospedagem  imperdíveis na Toscana

Diacceroni

Com uma vista maravilhosa, é um dos mais procurados da região. O hotel oferece jardim com piscina e área especial para crianças. Alguns legumes, o vinho e o azeite, são produzidos no local.

Terra Antica

Esse espetacular hotel oferece academia, sauna, piscina coberta e descoberta. Imerso no verde da Toscana apresenta uma vista incrível e fascinante.

Il Macchione

As paisagens que rodeiam esse hotel são dignas de admiração. Rodeado de verde, oferece apartamentos rústicos. O hotel foi adaptado em uma casa de pedra do século 18. É realmente belíssimo.

Borgo Nuovo di Mulinelli

Uma antiga casa que se transformou em um hotel bem decorado, charmoso e apreciado por muitos hóspedes que vão para Arezzo. Apesar de pequeno, é aconchegante e a recepção é excelente!

Agriturismo Le Ragnaie

Esse exclusivo hotel em uma quinta que oferece pequeno-almoço gratuito, um restaurante e uma piscina de água salgada.

L’azienda agricola L’Albero degli Struzzi

A L’azienda agricola L’Albero degli Struzzi é uma fazenda pen em Teverina, na província de Terni, que é dedicada à pecuária e turismo agrícola.

A fazenda também inclui um hotel que oferece 7 camas, incluindo um quarto totalmente acessível para pessoas com deficiência e 14 mesas para a fazenda, para receber turistas e amantes de boa comida.

A cozinha da fazenda é caseira, simples e genuína e revisa os produtos da empresa, mas também produtos de empresas parceiras vizinhas, com o objetivo de fornecer apenas alimentos frescos e de qualidade.

Antica Grancia di Quercecchio

A acomodação está localizada perto de Montalcino, uma antiga vila em Val d’Orcia, famosa por seus vinhedos e vinhos finos como o Brunello di Montalcino e o Rosso di Montalcino.

No Agriturismo Antica Grancia di Quercecchio, você pode saborear um feriado na Toscana marcado pela tranquilidade, entre fileiras de oliveiras e vinhedos, ideal para aqueles que – vivendo em cidades caóticas e desordenadas – buscam se deliciar com uma estadia caracterizada por um estilo de vida saudável, sentindo os ritmos e dimensões das leis da natureza, em uma área rica em tesouros naturais e históricos.