Avianca pede recuperação judicial; saiba seus direitos

Empresa atende 25 destinos domésticos e quatro no exterior

Por: Redação | Comunicar erro

A companhia aérea Avianca Brasil entrou com pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial de São Paulo. Segundo reportagem do jornal “O Globo”, a empresa tem dívidas de R$ 500 milhões.

A medida, segundo a empresa, é para evitar que suas aeronaves sejam retomadas pelos arrendatários e prejudiquem as operações, afetando cerca de 77 mil passageiros até o fim do ano.

Em nota, a Avianca diz “que suas operações não serão afetadas” e “que continuará atendendo todos clientes, voando para todos os destinos com a qualidade e excelência pela qual é conhecida”.

Avianca Brasil é a quarta maior companhia do país e detém 14% do mercado. A empresa atende 25 destinos domésticos e quatro no exterior e conta 56 aeronaves em operação.

Também em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa “que está acompanhando a situação da empresa Avianca Brasil e que até o presente momento não foi notificada sobre eventual Recuperação Judicial.

Seus direitos

De acordo com a Resolução n°400/2016, da Anac, é dever da companhia aérea informar aos passageiros os motivos de atrasos e cancelamentos de voo. Alterações podem ocorrer até 72h antes do voo, nas quais passageiro e empresa aérea definem a melhor solução para a prestação do serviço previamente contratado.

Caso as alterações de voo ocorram após esse horário ou diretamente no aeroporto, é dever da empresa:

  • Oferecer aos passageiros, em casos de atraso superior a uma hora do voo, facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros);
  • Para atraso superior a duas horas, a empresa deverá oferecer alimentação de acordo com o horário; e, para atraso superior a quatro horas, a empresa deverá oferecer hospedagem quando houver necessidade de pernoite;
  • Na hipótese de cancelamento de voo, a empresa aérea deverá reacomodar os passageiros em voos de terceiros ou realizar o reembolso integral das passagens comercializadas.
1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …