Campos do Jordão tem festival gastronômico dedicado à cerveja

As atrações principais do evento são os petiscos e pratos criados e harmonizados com cervejas artesanais produzidas da região.

Por: Eduardo Andreassi
Ouça este conteúdo

Até o dia 8 de novembro, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, recebe mais uma edição da Temporada Gastronômica da Cerveja.

Ao todo, participam do festival 29 restaurantes, bares e cervejarias artesanais da cidade, Santo Antônio do Pinhal e São Bento de Sapucaí.

Crédito: Eduardo AndreassiCampos do Jordão tem festival gastronômico dedicado à cerveja

As atrações principais do evento são os petiscos e pratos criados e harmonizados com cervejas artesanais produzidas da região.

Segundo o presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira, Luis Fernando Peretti, a boa localização de Campos do Jordão propicia que o turista volte à cidade, pois são apenas duas horas de carro da capital paulista e a maioria das atividades e atrações é outdoor.

Crédito: Eduardo AndreassiDegustação na cervejaria Caras de Malte

“Desde setembro o fluxo de visitantes está sendo muito bom, tanto no fim de semana como também de dia de semana, quando as diárias dos hotéis são mais acessíveis”, diz Luis Fernando.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Para isto, segundo Luis, os associados da Cozinha da Mantiqueira estão cumprindo rígidas medidas preventivas contra à covid-19. Uma das ações é o selo de “Restaurante Responsável”, que fica fixado já na entrada dos estabelecimentos certificados.

Hospedagem

Atualmente, Campos do Jordão está na fase verde do Plano São Paulo, que permite hotéis e pousadas a funcionarem com ocupação máxima limitada a 60% de sua capacidade.

Bares, restaurantes e similares podem modificar seu horário de funcionamento para 12h diárias ininterruptas, de segunda a domingo e feriados.

Cervejarias de Campos do Jordão

A visitação às cervejarias artesanais é programa imperdível em Campos do Jordão durante o festival e a qualquer tempo.  Os que elas têm em comum? A água pura e cristalina da Serra da Mantiqueira com a qual são produzidas, resultando em produtos de excelência.

Crédito: Eduardo AndreassiRestaurante Alto da Brasa, uym dos participantes do festival

Caras de Malte

Em busca da melhor cerveja do Universo, os malteanos como assim são chamados os sócios da micro cervejaria, desenvolveram cervejas que agradam os mais exigentes apreciadores da bebida.

Crédito: Eduardo AndreassiEntrada ada cervejaria Caras de Malte

A produção tem a supervisão do sommelier de cervejas jordanense Mauricio da Silva Lourenço, que conduz a visitação na produção das cervejas Antimatéria (Munich Helles), Supernova (American IPA); Buraco Negro (Brown Porter); Radioativa (Vienna Lager); Asteróide (Belgian Dark); Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate; Nebulosa (Witbier); Djalminha (Índia Pale Lager) e Double IPA (Blazar).

Vemaguet67

O temático Bar Vemaguet67 foi fundado em 2014 e recebeu este nome em homenagem ao carro Vemaguet 67.  A decoração com objetos de época até a roupa dos atendentes tornou o local um ponto de encontro descontraído e divertido.

Crédito: Eduardo AndreassiBar Vemaguet67 foi fundado em 2014 e recebeu este nome em homenagem ao carro Vemaguet 67

Neste ano, o bar recebeu uma micro cervejaria integrada a um Brew Pub, que conta com um espaço bem mais amplo, com capacidade para 250 pessoas sentadas, localizado no centro do bairro de Capivari.

Os clientes podem acompanhar a produção das cervejas artesanais que receberam como logotipo uma bomba de gasolina e nomes retrôs inspirados nos anos 50, década da fabricação no primeiro carro Vemaguet.

Campos do Jordão

A cervejaria acaba de inaugura o Parque da Cerveja, localizado numa área belíssima, onde foi instalada a fábrica. É possível andar livremente para conhecer a fábrica ou se preferir fazer uma visita técnica agendada com o sommelier. Sãos seis rótulos e cada um possui uma ilustração que representa os ícones de Campos do Jordão, em estilo moderno: Hasalaz (Avelã); Arbórea (Dunkel); Hanami (Ginger); Caiová (Pinhão) e Bruma (Weizenbock).

Crédito: Eduardo AndreassiTour pela Cervejaria Campos do Jordão

Além da fábrica o espaço reúne Play Pub – com bar e jogos de diversão-, o Restaurante Alto da Brasa, que oferece harmonização perfeita de grelhados criativos com as cervejas, um Biergarten, um “jardim de lúpulo” entre outras atrações.

Pratos e chefs do Festival Cervejas & Sabores

Alto da Brasa – chef Michelle Peretti (Campos do Jordão)
Prato: Pão de malte recheado com queijo camembert gratinado com mel e castanhas, harmonizado com cerveja de pinhão caiová Campos do Jordão. Esta cerveja é feita com ingrediente único, o pinhão da araucária, ícone da região.

Crédito: Eduardo AndreassiPratos requintados que harmonizam com as cervejas são destaque Temporada Gastronômica

Caras de Malte – chef Wellington (Campos do Jordão)
Prato: Joelho de porco harmonizado com cerveja American IPA Caras de Malte. A cerveja recebe o processo de dry hopping e tem aromas cítricos (maracujá e manga) que vem do lúpulo americano citra. Amargor bem evidente.

Crédito: Eduardo AndreassiPrincipais atrações nos restaurantes e bares são os petiscos e pratos

Dona Chica- chef Anderson Oliveira – dentro do Horto Florestal (Campos do Jordão)
Prato: Truta com pesto de ora-pro-nobis e pinhão tostado com aligot de inhame com Gard American Wheat Beer. Essa cerveja de trigo leve e suave, com notas de lúpulos frutados americanos, apresenta coloração amarela e é levemente turva. Com alta drincabilidade, ela é a versão americana da cerveja de trigo.

Donna Pinha – da festejada chef Anouk Migotto – Santo Antonio do Pinhal
Prato: alcachofra recheada com nhoque de batata roxa em azeite aromático com sálvia harmonizado com cerveja Bauzera com aroma de hibisco.

Bar Vemaguet67 (Campos do Jordão)
Sugestão de menu degustação:
– Mix de salsicha alemã com cebola caramelizada na cerveja Bock- com cerveja Weiss.
– Panceta de rolo com geléia de pimenta – com cerveja Pilsen.
– Lascas de joelho de porco – com cerveja Red Ale
– Picanha Vemaguet com molho de alcaparras, farofa de malte torrado e vinagrete – com cerveja IPA.
– Bolo Vemaguet com calda de cerveja Bock –com cerveja Bock.

Compartilhe: