Checkpoint Charlie, o símbolo da Guerra Fria

Por: Redação | Comunicar erro

A dica da semana da eurotrip é o Checkpoint Charlie em Berlim, uma das principais atrações da cidade. O Checkpoint Charlie é uma reprodução de um posto militar que se tornou um símbolo da Guerra Fria e é frequentemente exibida em filmes e livros de espiões.

Lado ocidental: constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e a República Democrática Alemã (RDA)
Lado Ocidental: constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e a República Democrática Alemã (RDA)

Devido à separação da Alemanha Ocidental (capitalista) com a Alemanha Oriental (socialista), além do Muro de Berlim, foram construídas cabines intituladas Checkpoint Charlie para controlar a passagem de membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental, durante a Guerra Fria.

unnamed
Lado Oriental: constituído pelos países socialistas sob jugo do regime soviético

Na cabine, alguns atores fardados cobram um preço salgado para tirar fotos com eles. Como era uma visita única e é um local que eu queria muito uma foto bacana, desembolsei os 3 euros que me pediram.

Um dos atores começou a falar em espanhol comigo e me perguntou se eu sou colombiana e, quando respondi que sou brasileira, um deles soltou: “Vai, curintia!”. Como uma boa palmeirense, fiz o meu papel de alertá-los que eles não deviam mais repetir essa frase.

Checkpoint_Charlie_o_simbolo_da_Guerra_Fria4
Minha cara oa ouvir o alemão dizer: Vai, curintia!

Na foto acima, minha expressão depois de ouvir “Vai, curintia!” de um alemão que provavelmente, só sabia falar essa frase em português.

Checkpoint_Charlie_o_simbolo_da_Guerra_Fria6
A rua Friedrichstraße concentra alguns museus

Na rua do Checkpoint Charlie, você pode conferir o Checkpoint Charlie Museu (Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie) e também, encontra diversas lojas que vendem pedaços do muro de Berlim como souvenires.

Preço: Grátis
Endereço: Friedrichstraße 43-45, 10117 Berlim, Alemanha
Atrações próximas: Topografia do Terror

Por Daniele Suehasu, do blog Divas que Trabalham

Compartilhe: