Como enfrentar o medo de ir viajar sozinho

wp-image-781497 size-full
Apesar das diferenças, somos todos iguais (Fotos: Worldpackers)[/img]

Não há lugar ou hora certa para conhecer pessoas

Verdade seja dita: Viajar sozinho nunca é tão solitário como as pessoas pensam. Quem já mochilou sozinho sabe o quão fácil é encontrar outros viajantes. Seja no hostel, bar ou terminal de ônibus, mochileiros estão sempre dispostos a conversar e ajudar uns aos outros. E, além disso, há muitas outras pessoas viajando sozinhas que estão abertas a conversar e conhecer outras! É realmente incrível como conhecer pessoas viajando é tão fácil. Não há lugar ou hora certa para começar uma conversa com alguém! Qualquer hora é hora. E qualquer lugar é lugar.

Crescimento pessoal

Creio que este é um dos aspectos que mais me marcam durante as viagens. A priori, eu não tenho ninguém pra me ajudar a fazer uma viagem incrível. Eu sou o único que tem a responsabilidade de aproveitar cada momento ao máximo! Cresci muito como pessoa, além de ter aprendido muitas coisas pequenas, que estão sempre presentes nas nossas vidas cotidianas! Tudo isso porque, se eu não tivesse sido capaz de manter o controle ou, mais importante, me adaptar às situações, simplesmente não seria possível continuar vivendo o sonho. Uma vez que você está sozinho, não há ninguém que com certeza irá te ajudar se algo der errado. Não há rede de segurança. E acredito que esta é uma das lições mais valiosas que você pode adquirir como mochileiro.

Liberdade


Acredito que viajar sozinho é a mais pura forma de liberdade. Você está livre pra fazer o que quiser, onde quiser e quando quiser! Durante o meu mochilão ao redor do mundo, eu tinha um plano bem específico, mas, à medida que fui viajando, mudei todo o itinerário. E eu sei que isso só foi possível porque eu tive a chance de aproveitar cada oportunidade que me foi dada e não me preocupar com mais nada. Eu era as minhas decisões, aqui e agora. Tenho quase certeza de que, se eu tivesse viajado com outra pessoa, não teria feito metade das coisas que eu fiz.

O privilégio da solitude

Verdade seja dita: Viajar sozinho nunca é tão solitário como as pessoas pensam. Quem já mochilou sozinho sabe o quão fácil é encontrar outros viajantes. Seja no hostel, bar ou terminal de ônibus, mochileiros estão sempre dispostos a conversar e ajudar uns aos outros. Mas, pra mim, mais importante do que conhecer pessoas, é conhecer a si mesmo. Acho que dificilmente me conhecerei por completo, mas acredito que passar um tempo sozinho é um grande passo em direção ao pleno estado de auto conhecimento. Claro, não quero dizer que sou feliz sozinho, mas acredito que ter a opção de estar consigo mesmo é uma grande oportunidade pra refletir e organizar ideias, pensamentos e valores.

Pelo Worldpacker Victor Kim