Como fazer uma viagem sem acumular tranqueiras?

O sonho de muitos viajantes é um bom tempo com o pé na estrada. Mas quem faz esse tipo de aventura geralmente se depara com uma questão: o que fazer com cacarecos que compramos aqui e ali e que vão se acumulando na mochila? Como comprar roupas ou lembranças sem estourar o espaço da mala? Saiba o que os usuários do Dubbi, site colaborativo de viagens, fazem nessa situação.

Duas estratégias

O viajante Alex K. conta que procura doar pelo caminho roupas volumosas e mais usadas, além de livros que lê na própria viagem. Ou, se for muito apegado ao objeto, enviar pacotes pelo correio para o Brasil. Segundo ele, todos chegam inteiros e o preço varia do país em que você está, mas costuma ser justo. Só que é preciso ter paciência, afinal a encomenda pode demorar meses para chegar, pois é despachada de navio.

Para Alex, a melhor recomendação é sempre levar o mínimo possível de mala.

Pesquise muito

Ricardo Carvalho aconselha quem optar por despachar objetos a pesquisar muito e se certificar de que o país onde se encontra tem um correio ou empresas de transporte de carga confiáveis. Ele conta que, quando morava na Austrália, alguns amigos enviaram o excesso de bagagem por navio na hora de voltar ao Brasil. As encomendas nunca chegaram.

Desprendimento

Nicolas Leite também se livra de algumas coisas no meio da viagem, na maior parte das vezes fazendo doações a amigos que faz nos destinos. Para ele, é um exercício de desprendimento. “No começo é estranho, mas é bom porque alivia o peso. Além disso, é uma forma de recomeçar a viagem”, acredita.

Uma tática comum nesses casos, mas que Nicolas não recomenda é deixar os pertences no depósito ou em algum armário no aeroporto. Por causa das altas taxas que costumam ser cobradas, só vale se a pessoa desejar guardar dinheiro, bens de valor e for voltar em até dois dias.

Menos é mais

Uma viagem de até dois meses pode ser considerada longa, mas talvez não compense o desgaste de ir a um correio e correr o risco de a encomenda nunca chegar ao destino. Nessas ocasiões, leve pouca bagagem e aperte um pouco as roupas.

Evite guardar folhetos, flyers, ingressos, panfletos de todos os lugares e atrações que visitar. Muitos viajantes gostam de ter como recordação, no entanto, em uma viagem de meses, isso pode se tornar um peso em excesso e ocupar um espaço desnecessário.

Tem dicas para evitar acúmulos no meio de uma viagem? Deixa seu comentário e inspire viajantes.