Como saber se você está preparado para um intercâmbio

Por: Redação | Comunicar erro

A decisão de passar uma temporada longe de casa, com outras culturas para aprender um novo idioma resulta em um turbilhão de emoções. A ansiedade toma conta e não importa a idade, especialmente se for a primeira vez. O que você não pode deixar de fazer, no entanto, é uma autoavaliação para saber se está preparado para isso, ou seja, se um intercâmbio é exatamente o que você quer e precisa nesse exato momento.

Dublin
Dublin, na Irlanda, é um dos destinos preferidos dos brasileiros para fazer intercâmbio

Há cinco anos trabalhando com intercâmbio, Mario Bortoletto, gerente do mercado brasileiro pela Seda College, escola de inglês da Irlanda, desenvolveu diferentes técnicas de preparo dos futuros alunos da instituição para a experiência internacional.

Graças a uma avaliação criteriosa antes do embarque e compra do curso, o índice de desistência dos intercambistas é praticamente nulo.

Confira abaixo dicas fundamentais para um intercâmbio de sucesso.

Decida por você mesmo

A pressão dos familiares ou dos amigos não deve ser o motivo do seu intercâmbio. Embora aprender um novo idioma com nativos e conhecer outras culturas seja uma experiência diferenciada, só valerá a pena se você estiver decidido a encarar essa aventura com todos os desafios.

Faça mapeamento dos pontos fracos

É claro que sempre pode haver um imprevisto. No entanto, a maioria dos motivos de desistência podem ser evitados e trabalhados efetivamente desde o começo. O clima e a cultura costumam gerar grande impacto, por isso, tenha a certeza de que você consegue ser flexível. Esteja aberto ao novo e, se temperaturas baixas realmente não são seu estilo, evite destinos assim. A falta de amigos ou emprego também pode atrapalhar bastante. Portanto, pense em estratégias para reduzir riscos de fracassos nessas áreas. Envolva-se em atividades extras, trabalhos voluntários ou programas de estágios. 

Pesquise de novo

Pode parecer exagero, mas a falta de pesquisa ainda é muito comum entre intercambistas. Muitos desembarcam na Irlanda acreditando que chegaram ao Reino Unido. É preciso entender a diferença entre Irlanda (República da Irlanda) e Irlanda do Norte. Também deve-se ter atenção às informações repassadas por agências de viagens – muitas vendem o país como sendo um ótimo destino para conseguir emprego, já que a Irlanda permite que estudantes trabalhem.

No entanto, verifique quais são as vagas mais comuns, o tempo médio que as pessoas precisam para conseguir uma oportunidade, qual o nível de fluência exigido para o idioma e a experiência necessária em cada oportunidade. Não crie expectativas, busque a realidade com base em depoimentos de diversos intercambistas que já estiveram nesse destino e diferentes fontes na internet –sites de intercâmbio, de notícias locais e comunidades em redes sociais.

Compreenda o que é um intercâmbio

É essencial que todo intercambista, antes de embarcar, entenda que o que está prestes a acontecer em sua vida não são férias de verão. Fazer um intercâmbio significa ter que se dedicar muito para aprender uma língua diferente da sua, fazer a experiência dar certo desde o começo e o alto investimento valer a pena. É importante ter a consciência de que você será responsável pelos seus atos e que nada acontecerá sem seu esforço. Com essa mentalidade, ​as chances do intercâmbio ser um sucesso crescem muito.

Prepare-se para o choque

Ter a consciência de que a sensação de independência que o intercâmbio costuma proporcionar vem com um preço faz toda a diferença. Logo nos primeiro dias, você viverá o choque do “eu e o mundo”.  Esse choque costuma ser muito mais forte para pessoas bastante ligadas às suas raízes no Brasil, mas que isso também pode acontecer com qualquer um.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …