Últimas notícias:

Loading...

Cuidados para curtir o verão com segurança na pandemia

Em época de pandemia, como curtir com segurança? Veja aqui como se cuidar e aproveitar a estação mais apreciada pelos brasileiros!

Ouça este conteúdo

Em época de pandemia, como curtir o verão 2021 com segurança? Veja aqui como se cuidar e aproveitar a estação mais apreciada pelos brasileiros!

O verão é, sem dúvida, a estação mais esperada pela maior parte dos brasileiros. Mas, em época de Covid-19, é importante se atentar a alguns cuidados antes de programar o lazer.

Cuidados para curtir o verão 2021
Cuidados para curtir o verão 2021

Embora a permanência do coronavírus seja menor em altas temperaturas, é fundamental se atentar aos cuidados de higiene e distanciamento.  Confira algumas dicas para aproveitar a temporada, sem abrir mão da segurança!

Verão 2021 e pandemia: como aproveitar com segurança

Embora o coronavírus ainda esteja circulando pelo país e fazendo diversas novas vítimas, é possível curtir o verão 2021. E para que você possa aproveitar a estação ao máximo, selecionamos algumas dicas úteis. Veja!


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


1. Viagens

Ao viajar, opte por destinos mais próximos, que não tenham alto índice de infectados e que sejam possíveis ir com carro próprio. Assim, os riscos são menores de contágio. Mas, ao descer do carro para as paradas, não deixe de usar máscara e higienizar as mãos, especialmente, antes de entrar no carro.

Já no destino de viagem, opte por horários alternativos para visitar os atrativos turísticos, de forma a evitar aglomerações. Além disso, não deixe de contratar o seguro de viagem, que é fundamental, inclusive, durante a pandemia, tanto para viagem nacional quanto internacional.

Essa é uma proteção que garante atendimento de especialistas 24h, tanto para casos de emergência médica, incluindo on-line, quanto para imprevistos comuns em viagens, como cancelamento de voo, extravio de bagagem e outros.

2. Banho de mar e piscina

Dentro da água também é importante manter o distanciamento das pessoas. Embora não haja registro de transmissão de Covid-19 pela água do mar e piscina (água tratada com cloro), o risco de contágio por partículas respiratórias é alto.

Portanto, mantenha distância de dois metros das outras pessoas e não fique em local aglomerado. Além disso, especialistas indicam o banho de ducha antes de entrar na água, como recomendação a todos os banhistas.

3. Passeios

Seja no zoológico, parques ou em outros lugares, é essencial manter o distanciamento social, usar máscara e evitar áreas lotadas. Além disso, tenha sempre a sua garrafa de água e álcool gel para higienizar mãos e braços.

4. Happy hour

Em dias quentes, um encontro com amigos no fim do dia é muito gostoso. Mas o uso de máscara e distanciamento social ainda são atitudes essenciais.

Para garantir maior segurança, opte por locais que tenham áreas abertas para o consumo ou que sejam bem ventiladas. Além disso, não despreze a higiene das mãos e não compartilhe alimentos e bebidas.

5. Mudanças de temperatura

Com temperatura mais alta, a umidade do ar fica mais baixa, o que prejudica a respiração, especialmente, de quem sofre com problemas respiratórios. Além disso, o uso do ar condicionado proporciona mudança brusca de clima, exigindo assim, que o corpo se adapte rapidamente a nova temperatura.

Assim sendo, ao sair de um ambiente quente para o frio, há um risco de ocorrer uma crise hipertensiva, bem como sair do ambiente frio para o quente, faz com que o sangue fique mais espesso, fazendo com que as artérias contraiam, o que pode resultar na pressão baixa.

Portanto, alternar temperaturas, o que é muito comum no verão, faz com que a imunidade baixe, o que é porta aberta para bactérias e vírus.

6. Cuide ainda mais da saúde no verão

O verão é uma estação propícia a passeios e encontros com os amigos. Além de seguir os cuidados acima para evitar o contágio pelo novo coronavírus, você deve cuidar da sua saúde.

É válido lembrar que essa é uma estação quente, que exige maiores cuidados com a saúde. Portanto, se hidrate mais, opte por alimentos leves e saudáveis e não se exponha ao sol entre as 10h e 16h.

Aproveite a estação para elevar a sua imunidade e assim, fortalecer o seu corpo contra diversos tipos de doenças. Antes das 10h e após às 16h, você pode se beneficiar com aumento da vitamina D ao se expor ao sol por 15 minutos.

Além disso, a estação aumenta a disposição para a prática de exercícios físicos, o que promove a sensação de bem-estar, contribuindo assim, para a redução do estresse e, sucessivamente, com o fortalecimento do sistema imunológico.

Como garantir segurança em destinos e atrações turísticas?

Frequentar pontos turísticos abertos à visitação durante a pandemia não é um bicho de sete cabeças. Ou seja, se você verificar se os estabelecimentos que fazem parte do seu roteiro estão seguindo as determinações e protocolos da OMS e do Ministério da Saúde, faz uso de máscaras e mantém as mãos higienizadas, bem como o distanciamento social, é possível curtir as atrações com segurança.

No Brasil, o Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, sendo este um incentivo para que a população não deixe de visitar locais que cumpram com os protocolos que visam a prevenção ao Covid-19.

Portanto, agências de turismo, meios de hospedagens, transportadoras turísticas, restaurantes e similares, parques temáticos, entre outras empresas inscritas no Cadastur, já estão aderindo ao selo.

Assim, seguindo as normas de segurança e se atentando aos locais que seguem as orientações, viajar pelo Brasil durante a pandemia é possível e seguro.

Em parceria com eurodemand

Compartilhe: