Da badalação de Salvador à espetacular Chapada Diamantina

Uma mistura de sensações, raças e culturas e muita alegria, em poucas palavras essa é Salvador. Quando se fala em Bahia é impossível não pensar de pronto em Salvador, a cidade é a cara da Bahia e porque não dizer do Brasil. Um povo alegre, sempre com sorriso no rosto, com um astral incrível essa é a magia que envolve e atrai cada vez mais turistas todos os anos para as terras baianas.

Tudo o que há de característico na Bahia se reúne lá, belas praias, cultura, patrimônios históricos, culinária deliciosa, um misto de credos e religiões, além de diversos tipos de música.

Elevador Lacerda, um dos cartões-postais de Salvador
Elevador Lacerda, um dos cartões-postais de Salvador

A cidade é palco das principais festas populares do estado, que reúne milhares de pessoas entre fiéis e foliões, o verão é a época mais animada onde se festeja desde o Senhor do Bonfim até a quarta-feira de cinzas.

As belezas, cores, culturas e sabores estão em perfeita harmonia na cidade. A sede da Coroa Portuguesa nas Américas do século 18 transporta seus visitantes para o passado, são mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18 igrejas e museus.

O Elevador Lacerda é um belo exemplo do quanto os monumentos históricos são valorizados, foi modernizado e com 74 metros é garantia de uma bela vista para o Mercado Modelo, funciona 24 horas por dia e faz a ligação entre a Cidade Baixa e o Pelourinho.  A Igreja e Convento de São Francisco é um dos mais importantes edifícios históricos de Salvador e vale uma visita detalhada, declarada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, impressionam pelas pinturas feitas em mais de 50 mil azulejos que retratam cenas da vida de São Francisco de Assis.

Vista do Farol da Barra
Vista do Farol da Barra

Patrimônio da Humanidade, o Pelourinho é visita obrigatória, em suas ladeiras espalham-se construções, lojas, ateliês, museus, bares, restaurantes e pousadas em estilo barroco português. No verão, a banda baiana Olodum sempre passa por lá, o centro histórico costuma ser palco dos ensaios. Outros pontos que merecem um lugar na sua agenda são o Mercado Modelo, Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, Palácio do Rio Branco e o Museu de Arte Moderna.

Ir a Salvador e não provar o famoso e delicioso Acarajé é desrespeito com a cultura local, os quiosques com as melhores versões dos quitutes são disputados dia e noite pelos visitantes e pelos moradores.

Salvador é também uma cidade praiana com seus 50 km de extensão de praias convidam para os banhos de Sol e para a prática de esportes aquáticos. Assim como todo paraíso é difícil eleger uma praia apenas como a melhor, as praias do Flamengo, Stella Maris, Itapuã, Amaralina, Ondina, Rio Vermelho e Farol da Barra, estão na disputa pelo primeiro lugar na preferência dos turistas, experimente visitar uma delas e a satisfação será garantida.

O farol da Barra é um dos cartões postais mais famosos e bonitos de Salvador
Créditos: iStock
O farol da Barra é um dos cartões postais mais famosos e bonitos de Salvador

Para quem prefere mais atividade no mar, as águas mornas também são propícias para o surfe, kitesurfe e windsurfe. Já os amantes da vida marinha se divertem com os mergulhos pelos inúmeros naufrágios pela região. Os mais radicais podem saltar de asa-delta do alto do Morro de Ondina, área de preservação ambiental.

Chapada Diamantina

Pertinho dali, no coração da Bahia está uma das mais incríveis paisagens do Brasil, um paraíso para quem busca contato com a natureza, a Chapada Diamantina. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um verdadeiro pedacinho do Éden, com grutas, cachoeiras, vales e cânions, o desejo dos amantes de trekking e daqueles que procuram atividades que ultrapassam os limites. Lá os milagres da natureza se fazem presentes em cada suspiro.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um verdadeiro pedacinho do Éden
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um verdadeiro pedacinho do Éden

Lençóis é uma das cidades vizinhas que funcionam como apoio dos exploradores da chapada. Cidadezinha antiga com ruas de paralelepípedos e casarões coloniais, onde são encontrados bares, restaurantes e pousadas.

As opções de passeios são inúmeras, os cartões postais não podem ficar de lado, o Pai Inácio que com 1.200 metros de altura proporciona uma vista panorâmica e pôr do sol impressionantes. Outra atração imperdível é a Cachoeira de Fumaça com 380 metros de queda é a maior do país. Desbravar a Gruta Torrinha, Flutuar no Poço Azul, apreciar o Poço Encantado, se aventurar na Cachoeira do Buracão e visitar o garimpo do Cori são opções de passeios imperdíveis.