Dicas para economizar e encontrar passagens aéreas baratas

Viajar e ter a oportunidade de conhecer novos povos, culturas e estilos de vida é, sem dúvida, um dos grandes desejos dos apaixonados por viagens. Porém, para que isso seja possível, o primeiro desafio é encontrar boas promoções de passagens aéreas.

Geralmente, passagens aéreas com preços bem acessíveis trazem também conexões longas e, algumas delas, com trocas de aeroporto

Com ajuda do pessoal da MaxMilhas, marketplace brasileiro de milhas aéreas, listamos algumas dicas de como economizar e encontrar oportunidades para viajar gastando menos.

Busque com antecedência

Procure iniciar as buscas das passagens aéreas com o máximo de antecedência possível. Alguns especialistas indicam ao viajante começar a procura por, no mínimo, três semanas antes da data estipulada para a viagem. No entanto, se encontrar uma passagem que caiba no seu bolso, não espere e compre.

A MaxMilhas, por funcionar também como um comparador de preços, é a melhor opção para realizar a busca. Ao mostrar os valores praticados pelas companhias aéreas, o número de milhas necessárias para o voo e o valor por essas milhas de um dos vendedores cadastrados, o site sempre apresentará a opção mais econômica de passagem. Caso seja mais vantajoso comprar pela companhia aérea, a plataforma direciona para o site.

Acompanhe as promoções, mas não dependa delas

As companhias aéreas realizaram muitas promoções que acabaram acostumando mal os viajantes. Ao buscar por uma passagem, muitos esperam encontrar bilhetes por R$ 99, por exemplo. Às vezes, acontece, mas não é uma constante. O maior erro dos brasileiros é aguardar por promoções como essa, sendo que a tendência das passagens é aumentar.

Evite a alta temporada

Geralmente, passagens aéreas para locais na alta temporada podem ser mais caras. Além disso, os períodos de férias, feriados prolongados (como Carnaval e Páscoa) e festas de final de ano também podem encarecer os preços. Por isso, se possível, fuja dessas datas e se programe para viajar na baixa temporada.

Busque por datas próximas

Muitos já sabem dessa dica, mas vale ressaltar. Às vezes, a passagem para o dia seguinte ao dia desejado inicialmente pode estar a metade do valor. Então, ao realizar uma busca pelo melhor preço, tente variar as datas de ida e volta.

Pesquise também em fins de semana e feriados

Fins de semana e feriados são as datas preferidas por quem deseja viajar mais pagando menos e não é à toa. O estudo realizado pela consultoria Airlines Reporting Corporation (ARC) comparou bilhetes para voos nacionais e internacionais das companhias aéreas americanas e revelou a variação de preço durante a semana. Por se tratar de dias em que as pessoas procuram passagens por lazer e, claro, onde há uma diminuição pela procura, os valores tendem a diminuir. Em relação ao horário, nenhum estudo comprova uma real economia para quem busca por passagens de madrugada. Independente disso, o melhor ainda é buscar e comprar com antecedência.

Tenha atenção para os voos com conexões longas

Geralmente, passagens com preços bem acessíveis trazem também conexões longas e, algumas delas, com trocas de aeroporto. Nessas situações, vale lembrar que algumas companhias aéreas não se responsabilizam pelo translado entre um aeroporto e outro. Ou seja, esse é um custo que deverá ser lembrado no momento de avaliar se vale ou não a pena comprar as passagens com preço mais atrativo. O mesmo vale para conexões longas demais, onde o passageiro passa um dia ou mais aguardando o outro voo, e onde as companhias não arcam com os custos de alimentação e hotel.

Entre tantas dicas, algumas atitudes devem ser evitadas caso o comprador queira encontrar as melhores passagens aéreas. Comprar por impulso, por exemplo, pode gerar grandes transtornos. Normalmente, passagens promocionais trazem um alto custo para cancelamentos e remarcações. Então, só compre se tiver certeza que irá viajar. No entanto, o maior erro dos brasileiros é esperar pelo preço ideal. Se quer viajar com economia, agarre a oportunidade assim que encontrar um preço acessível.