A doce vida dura de dois blogueiros de viagem

Por: Redação Comunicar erro

Relato por Adriana Mendonça

Começar um blog de viagens não foi uma decisão das mais fáceis. Nós enrolamos o máximo que pudemos pra lançar o Em Algum Lugar do Mundo –ao contrário da decisão de “largar tudo e viajar”, que foi quase tão simples como escolher o que fazer no fim de semana, sem exageros.

Fazer as malas e partir parecia nosso único caminho pra felicidade, enquanto que escrever um blog envolvia questões que a gente não sabia se estava preparado pra enfrentar. Logo de cara, a gente já se perguntava: como seremos blogueiros de viagem, se não temos rumo, nem planejamento e muito menos conhecimento pra isso?

Nós começamos o blog como muitos blogs de viagem começam, sendo simplesmente uma maneira de manter contato, atualizar e contar histórias pra amigos e familiares.

E assim, sem muito preparo, nós nos lançamos na estrada e lançamos o blog, certos de que todos achariam seu rumo
E assim, sem muito preparo, nós nos lançamos na estrada e lançamos o blog, certos de que todos achariam seu rumo

O tempo passou, e quanta coisa incrível já nos aconteceu desde então! Quantas vezes nos perguntamos se nós e o blog estávamos indo na direção certa. Afinal, é aqui que mostramos os destinos que visitamos ou moramos, onde compartilhamos um décimo das fotos e das recordações maravilhosas que guardamos, ou ainda, é aqui que damos as melhores dicas dos lugares baseados na nossa vivência. Ou seja, estamos buscando sempre vivenciar e mostrar o lado bom, os “top 10”, os melhores momentos das nossas vidas de viajantes.

Mas peraí… alguém acredita que é bom assim o tempo todo? Essa é a realidade daquela viagem dos sonhos, mas não é a vida de alguém que tem orçamento limitado e colocou uma mochila nas costas (a minha tem rodinhas!) sem saber quando voltar pra casa. Não é a realidade de quem teve que deixar uma vida “montada” pra trás, pra viver se remontando a cada tropeço que dá num lugar desconhecido. Não é a nossa realidade.

Nossa realidade é bem diferente. Já na primeira semana de viagem muita coisa ficou clara pra gente: não estávamos viajando de férias, não queríamos voltar pra casa tão cedo e tínhamos que fazer alguma coisa pra continuar viajando, porque o dinheiro acaba, mas nossa vontade de viajar não.

Sol brilhando lá fora e o trabalho chamando aqui dentro de casa
Sol brilhando lá fora e o trabalho chamando aqui dentro de casa

Foi também já no começo da viagem que conhecemos algumas pessoas que nos inspiraram e nos mostraram na prática que sim, é possível viajar e trabalhar ao mesmo tempo. Encontramos inclusive pessoas que viviam exclusivamente da renda gerada pelo blog de viagem delas. E elas viviam muito bem, obrigado –nada de dormir em albergues sujos.

Quanto mais histórias “de sucesso” dessas pessoas ouvíamos, mais nossos olhos brilhavam com essa oportunidade. A gente queria uma oportunidade dessas também! Mas a gente sabia que não ia ser contratado pelo Four Seasons ou pelo Hilton pra ficar testando o serviço de hotelaria deles, então só nos restava colocar o pé na estrada e a mão na massa –ao mesmo tempo.

Desde então passamos por diversos processos de adaptação e aprendizado. Tivemos que aprender novas profissões do zero e a nos tornarmos empreendedores e blogueiros de viagem ao mesmo tempo. Passamos a trabalhar de graça, a trabalhar em troca de hospedagem e alimentação, trabalhar mais de 10 horas por dia, trabalhar dentro de casa com uma praia paradisíaca ali fora, trabalhar, trabalhar, trabalhar…

Ah sim, o papo começou com as viagens maravilhosas que fazemos… Sim, um dos objetivos do blog é mostrar a parte muito boa das nossas andanças pelo mundo. Viajamos para alguns destinos paradisíacos, que rendem aquelas fotos que você quer mostrar pra todos seus amigos. Tem gente que critica quem leva a vida viajando e postando fotos por aí, por considerar que isso é vender uma ilusão, já que a vida real não é assim. Mas peraí que a vida pode ser assim sim! Afinal é isso que estamos vivendo! E viajar é bom demaaaaais!!!!

O problema está em achar que esse estilo de vida nos traz 100% de lazer, e isso sim é uma tremenda mentira
O problema está em achar que esse estilo de vida nos traz 100% de lazer, e isso sim é uma tremenda mentira

Só que existem outros lados nada fotogênicos nesse estilo de vida. O lado do trabalho, que é exaustivo, mas é desafiador e recompensa. O lado do perrengue, que é feio e fedido, mas que faz parte do pacote e é onde mais aprendemos nessa brincadeira. E achamos que está mais do que na hora de começar a falar sobre o que acontece aqui nos bastidores e faz a viagem seguir em frente: trabalho!

Abrimos então as nossas malas pra compartilhar o que de fato carregamos nelas: nossas experiências tanto pessoais como profissionais. Resolvemos mostrar o lado nada glamouroso – mas muito recompensador dessa nossa jornada de blogueiros.

Queremos falar sobre o que fizemos pra conseguir trabalhar e viajar ao mesmo tempo. E o principal: queremos ajudar você, que enxerga um blog de viagens como um negócio pra ser levado a sério e acredita que é possível chegar lá – com muito comprometimento, esforço e suor na camisa!

E antes de terminar, um aviso: essa vida de viajantes e blogueiros de viagem não é pra qualquer um. Você nunca irá nos ver falando que é fácil viver assim. Cansa. Desanima. Falta forças. É preciso estar preparado, ter certeza do que você quer. E mesmo assim, às vezes fraquejamos. Mas é nessa hora que lembramos que daqui a pouco iremos ali tirar mais uma foto num lugar inesquecível. E num instante lembramos do porquê escolhemos viver desse jeito.

E você, já pensou em seguir um novo caminho? Que tal recomeçar do zero? Viajar sem data pra voltar? Ou ter o seu próprio blog?

Adriana e Caio compraram duas passagens só de ida e criaram o blog Em Algum Lugar do Mundo, onde dão dicas de viagens e destinos pra quem não se contenta com 30 dias de férias! Acompanhe-os pelo site, facebook e instagram.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …