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Faturamento de empresas de turismo atingiu R$15,1 bi em 2019

Resultado representa crescimento de 1,4% em relação a 2018

Por: Redação

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) divulgou nesta terça-feira, 10, que o faturamento das empresas do setor aumentou 1,4% em 2019, atingindo R$ 15,1 bilhões. Apesar do crescimento, houve redução de 1,4% no número de viajantes –foram 6,5 milhões durante o ano.

Os dados foram divulgados em evento no Rio de Janeiro fazem parte do Anuário Braztoa 2020, que mostra o impacto do contexto econômico nacional e internacional no segmento de viagens de lazer e no comportamento do turista.

Crédito: FG Trade/iStockO movimento de turistas em 2019 foi impactado pela menor quantidade de feriados prolongados

Os resultados mostram que, apesar de um ano de adversidades – marcado por variações cambiais–, o mercado se manteve estável. Ao mesmo tempo, houve um aumento do ticket médio das viagens (16,9%).

Do total de passageiros embarcados no ano passado, mais de 4,8 milhões foram para destinos dentro do Brasil –73,8%. A porcentagem de turistas para destinos internacionais foi de 26,2%, ou seja, mais de 1,7 milhões de brasileiros viajaram para fora do país em 2019.

Nordeste na liderança

No Brasil, o Nordeste manteve a liderança, recebendo 51,8% do total de passageiros embarcados. Já a região Sudeste ficou em segundo lugar, com percentual de 22,1%. A Sul foi responsável por uma parcela de 19,2% dos embarques totais no país, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram 6,9%.

Nos embarques internacionais, o principal destino foi a América do Sul, correspondendo a 30,4% dos embarques. A Europa ficou em segundo lugar na preferência dos turistas, com 28,4%. América do Norte, por sua vez, representou 19,2% dos embarques, enquanto América Central-Caribe corresponde a 16,7% e o bloco Ásia-África-Oceania representa 5,3% e do total.

Os valores médios dos pacotes praticados em 2019 para os mercados doméstico e internacional foram, respectivamente, R$ 1.869 (aumento de 23% no ticket médio) e R$ 3.567 (alta de 1,3% no ticket médio).

Com relação à duração das viagens, os roteiros mais curtos (até 4 dias) foram escolhidos por 22% das pessoas. Os médios (5 a 9 dias) ganharam adesão de mais da metade das escolhas dos consumidores (53%), enquanto os roteiros mais longos (mais de 10 dias) tiveram 25% nas procuras.

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