8 dicas de como escolher um hostel sem cair em roubadas

As hospedagens compartilhadas estão cada vez mais no radar dos brasileiros que muitas vezes não sabem como escolher um hostel

Por: Redação

troca de experiências culturais e de vida; o ambiente acolhedor de casa de amigo; a informalidade que aproxima funcionários e hóspedes. Essas são apenas algumas das razões que levam cada vez mais brasileiros a optarem por se hospedar em espaços em que o compartilhamento dá o tom da viagem. Além –é claro– dos valores atrativos que garantem, que mesmo em tempos de orçamentos mais apertados, aqueles dias de descanso tão esperados não fiquem só nos planos.

As hospedagens compartilhadas estão cada vez mais no radar dos brasileiros que muitas vezes não sabem como escolher um hostel
As hospedagens compartilhadas estão cada vez mais no radar dos brasileiros que muitas vezes não sabem como escolher um hostel

Com o aumento da oferta nas principais cidades do país depois dos grandes eventos que o Brasil recebeu – Copa do Mundo e Jogos Olímpicos – fica cada vez mais difícil saber como escolher um hostel. Aquele que se encaixa no seu perfil, nas suas expectativas e no seu bolso.

O planejamento da sua viagem, além de prazeroso e de já ir deixando aquele gostinho bom, te ajuda a fugir de roubadas e perrengues que podem frustrar sua experiência. Por isso, criamos esse check-list com os 8 passos que você deve seguir antes de confirmar sua reserva.

1Localização

Se você está só preocupado com o preço, vamos rever isso aí. Afinal, não adianta muito economizar alguns reais por dia e, cada vez que precisar se descolar pela cidade, ver suas economias escorrendo em um taxímetro, por exemplo.

Além disso, em muitas cidades o trânsito pode te fazer perder momentos preciosos da sua viagem. Use e abuse da tecnologia para fazer pesquisas e ver onde ficam os lugares que você pretende visitar.

Outra coisa importante é dar uma olhada no transporte público disponível perto do hostel. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, ficar perto de uma estação de metrô é sempre estratégico.

2 Fique esperto das redes sociais

Mais uma vez a dica é usar a tecnologia a seu favor. Antes de confirmar sua reserva, procure a página do hostel no Facebook, no Instagram e até no Youtube. Manter esses canais ativos e atualizados demonstra um interesse em realmente se mostrar para os futuros hóspedes. Responder comentários e avaliações, e interagir com quem já ficou na casa são pontos positivos que devem contar no momento da sua escolha.

3Você tem seu estilo, o hostel também

É importante é você saber o tipo de viagem que você está procurando
Créditos: Getty Images/iStockphoto
É importante é você saber o tipo de viagem que você está procurando

Além das diferenças de preço, de infraestrutura e localização, cada hostel tem um estilo próprio. A maioria tem um bar que serve de ponto de encontro e socialização. Alguns fazem um ‘esquenta’ leve e outros parecem verdadeiras baladas; uns são muito informais e outros se aproximam mais do tratamento de um hotel ou pousada.

O mais importante é você saber o tipo de viagem que você está procurando para não frustrar suas expectativas e depois sair falando que o hostel é ruim. Navegar pelas fotos e vídeos é uma das melhores maneiras de sentir qual o clima do hostel que está reservando.

4Deixe de preguiça e leia as avaliações

É muito importante que você dedique um bom tempo lendo as avaliações das pessoas que já passaram por lá, e não faltam canais para isso atualmente. A dica é ficar de olho nos principais sites de reserva –Booking e Hostelworld– na página do Facebook e no TripAdvisor.

Um detalhe importante é que você filtre muito bem as tanto avaliações maravilhosas como as que esculacham os lugares. Sabemos que é muito mais provável que alguém que tenha tido algum problema dedique um tempo a escrever uma avaliação ruim, do que alguém que só teve boas impressões pare para escrever um elogio.

Ah, e fique esperto nas respostas do hostel em qualquer tipo de avaliação. A forma como respondem e se posicionam em relação às avaliações negativas é um bom indicador de comprometimento com o serviço.

5Confirme tudo que está incluso na diária.

  • Servem café da manhã?
  • Tem roupa de cama?
  • Preciso levar meu cadeado para o locker?
  • Fornecem toalha de banho?
  • Que horas é o check-in e o check-out?
  • Existe uma cozinha compartilhada para hóspedes?
  • A recepção é 24 horas?

Normalmente essas são as principais perguntas que você deve fazer para saber tudo que está incluído na sua reserva. Mas, como cada um tem suas necessidades, podem surgir outras dúvidas enquanto estiver planejando sua viagem. A dica aqui é não ter vergonha de fazer toda e qualquer pergunta. Afinal, é sempre melhor chegar com o máximo de informações para evitar imprevistos.

6Quem não te responde, não te merece

Navegar pelas fotos e vídeos é uma das melhores maneiras de sentir qual o clima do hostel que está reservando
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Navegar pelas fotos e vídeos é uma das melhores maneiras de sentir qual o clima do hostel que está reservando

Ninguém gosta de ser ignorado, principalmente quando está comprando alguma coisa ou contratando um serviço. Não tem desculpa para deixar um futuro hóspede no vácuo e a tecnologia (mais uma vez ela) está aí para facilitar esse trabalho.

Além de e-mail e telefone, o Facebook, o Instagram e o Whatsapp estão a serviço desse contato direto. Quem não te der atenção quando está tentando te vender alguma coisa, imagine depois que a reserva já tiver sido feita!

7Peça uma confirmação da reserva

Uma das nossas intenções no Brasil Hostel News é valorizar o mercado nacional de hostel e incentivamos que você, sempre que possível, faça sua reserva sem passar pelos sites internacionais mais conhecidos. Pode ser pelo Facebook, pelo Instagram, pelo Whatsapp ou pelo site do próprio hostel. Não importa como você fez sua reserva, é sempre importante pedir uma confirmação por e-mail. Não custa garantir e chegar com um comprovante pra facilitar seu check-in.

8Leia atentamente a política de cancelamento

Ninguém começa a planejar uma viagem pensando em cancelar, mas imprevistos acontecem e se preparar para eles é garantia de evitar dores de cabeça e discussões indesejadas para os dois lados.

A política de cancelamento normalmente está bem explicada e segue o Código de Defesa do Consumidor, mas caso tenha alguma dúvida deixe tudo bem claro em troca de mensagens. Lembre-se: não tenha nunca vergonha de perguntar!

E aí, já sabe como escolher um hostel?

Essas são as dicas básicas que você deve seguir para ter só boas recordações da sua experiência em um hostel. Isso serve para o Brasil e também para quando você estiver indo para o exterior. Não se esqueça que gastar um tempinho planejando sua viagem pode te ajudar a se livrar de algumas roubadas.

Por Diego Bonel, do site Brasil Hostel News