CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Ilha caribenha de Curaçao receberá ‘estação espacial’ subaquática

Por: Redação

A ilha caribenha de Curaçao vai abrigar a estação subaquática de pesquisa científica mais avançada do mundo. Batizada de Proteus, o projeto é uma versão da ISS (Estação Espacial Internacional, em português).

A concepção do projeto é do aquanauta Fabien Cousteau, neto do lendário Jacques Cousteau, e o designer industrial Yves Béhar.

Curaçao
Crédito: Divulgação/ FuseprojectEstação subaquática Proteus vai abrigar cientistas e pesquisadores de todo o mundo na ilha de Curaçao

O Proteus será uma plataforma de colaboração global entre pesquisadores, acadêmicos, agências governamentais e grandes corporações ao redor do mundo para o avanço da ciência.

“Como nosso sistema de suporte à vida, o oceano é indispensável para solucionar os maiores problemas do planeta. Os desafios criados pelas mudanças climáticas, a aumento do nível do mar, as tempestades extremas representam um risco de vários trilhões de dólares para a economia global”, afirmou Fabien Cousteau, no lançamento do projeto no último dia 22 de julho.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Surpreendentemente, apesar de o oceano representar mais de 99% da vida na Terra, apenas 5% já foi explorado para pesquisas.

A estação subaquática Proteus será instalada em Curaçao a uma profundidade de 18 metros em uma região rica em biodiversidade e protegida do mar do Caribe.

Curaçao
Crédito: Divulgação/ FuseprojectO Proteus é uma versão subaquática da Estação Espacial Internacional

“Estamos muito satisfeitos por estar em casa para receber Proteus. Nosso incrível Mar do Caribe possui imensas riquezas ainda a serem totalmente descobertas. O potencial econômico de ter a primeira estação espacial subaquática localizada nas águas de Curaçao é enorme, seja da criação de novos empregos ao desenvolvimento do turismo”, disse Steven Martina, ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao.

Proteus será quatro vezes maior do que qualquer estação subaquática existente e contará com modernos laboratórios, dormitórios e um tanque acoplado. A plataforma contará ainda com a primeira estufa submarina, permitindo o crescimento de alguns vegetais e marcará uma abordagem única para enfrentar alguns desafios que acompanham a vida subaquática, como não poder cozinhar com fogo.

Curaçao
Crédito: Divulgação 

A plataforma será alimentada de forma sustentável por fontes híbridas, incluindo as energias eólica, solar e oceânica. Terá uma instalação de produção de vídeo em grande escala para fornecer streaming ao vivo para programas educativos e a entrega de realidade aumentada e virtual para colaboradores ao redor do mundo.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.