Últimas notícias:

Loading...

Ilha dos Frades, paraíso isolado em Salvador

Embora menos conhecida pelo fluxo turístico, a Ilha dos Frades é queridinha dos soteropolitanos e mundialmente certificada por sua sustentabilidade

Por: Carolina Glogovchan
Ouça este conteúdo

As praias de Salvador se destacam entre os destinos mais queridos do Nordeste, e não é por acaso. Mais do que belezas naturais, o ambiente é enriquecido de história e tradição. Em tempos de covid, em que uma das principais recomendações é fugir da aglomeração, buscar destinos mais afastados é o caminho para curtir o verão com mais tranquilidade.

Se você está na Bahia e se pergunta o que fazer em Salvador? A resposta está em um destino quase isolado: com 8 km de extensão, a Ilha dos Frades é uma das 56 ilhas do arquipélago, e combina arquitetura histórica, azul do mar e vegetação abundante. Embora menos conhecida, a Ilha dos Frades é queridinha dos soteropolitanos.

Ilha dos Frades,
Crédito: Divulgação/ Setur-BahiaA Ilha dos Frades é uma das que ficam na baía de Todos os Santos , em Salvador

Para quem procura fugir de aglomerações, a Ilha dos Frades é perfeita para um dia ou para uma pernoite, com pousadas e restaurantes com delícias típicas da capital. Além de todo o encanto natural, as marcas históricas estão amplamente presentes na Ilha.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


É possível apreciar, por exemplo, as igrejas de Nossa Senhora de Loreto (de 1645), completamente restaurada pela Fundação Baía Viva, instituição que cuida do local, e a de Nossa Senhora de Guadalupe, também do século 17, em processo de recuperação. Além disso, uma das vistas mais indicadas do local é a do Forte São Marcelo, no meio da Baía de Todos-os-Santos: um monumento histórico que foi a prisão do general Bento Gonçalves durante a Revolução Farroupilha, no século 19.

Crédito: Divulgação/ Setur-BahiaA Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, é um dos destinos mais visitados por quem faz o roteiro da baía de Todos os Santos

Vale destacar, ainda, que a Ilha dos Frades, conta com princípios de sustentabilidade bem estabelecidos. A importância da conservação ambiental foi colocada como um dos mais importantes pilares de desenvolvimento da região. Por isso, no local atua a Fundação Baía Viva, organização social que se dedica há mais de 20 anos na revitalização, incentivando a conservação do meio ambiente e a promovendo ações sociais das 56 ilhas do arquipélago.

Todo o cuidado fez com que a Ilha dos Frades fosse a primeira praia do Nordeste brasileiro a receber Bandeira Azul, a certificação internacional oferecida a destinos que se enquadram em quatro requisitos: segurança pública, qualidade do serviço, nível de limpeza da água e educação ambiental. O programa mundialmente conhecido deu mais visibilidade ao destino, que reverte o fluxo turístico em qualidade de vida para seus habitantes.

Compartilhe: