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Itapemirim usa ônibus para reacomodar passageiros de voos cancelados

Empresa aérea anunciou a suspensão das operações na última sexta-feira, 17, deixando milhares de passageiros sem voos

Por: Redação

A ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) está usando ônibus rodoviários para reacomodar os passageiros que tiveram voos cancelados pela empresa na última sexta-feira, 17.

A orientação da companhia aérea, que pertence ao Grupo Itapemirim, e é que apenas os clientes que estejam fora de seu domicílio e que tenham viajado anteriormente com a empresa entrem em contato para obter a reacomodação de retorno aos seus destinos de origem.

Itapemirim usa ônibus para reacomodar passageiros de voos cancelados
Crédito: DivulgaçãoItapemirim usa ônibus para reacomodar passageiros de voos cancelados

Segundo nota da ITA, aqueles que ainda estiverem em sua cidade de origem com voos programados a partir desta terça-feira, 21, terão s valores reembolsados integralmente.

A ITA suspendeu as operações em todo o país às vésperas das festas de Fim de Ano, deixando desassistidos centenas de passageiros.

Notificação do Procon-SP

Na segunda-feira, 20, o Procon-SP notificou a Itapemirim Transportes Aéreos pedindo explicações sobre a suspensão dos voos da empresa.

Para os consumidores afetados, a primeira opção é a reacomodação em voos de outras companhias aéreas, mas aqueles que não forem realocados deverão receber o reembolso imediato dos valores.

De acordo com o Procon-SP, a empresa poderá ser multada em até R$ 11 milhões como prevê o Código de Defesa do Consumidor, e ser obrigada a reparar o dano material e moral –por meio de uma ação civil pública que deve ser proposta contra a empresa ou contra os sócios.

Itapemirim: como pedir reacomodação ou reembolso da passagem
Crédito: Gustavo Aguiar/Wikimedia CommonsItapemirim: como pedir reacomodação ou reembolso da passagem

O que diz a Itapemirim sobre o reembolso de passagens?

Em nota, a Itapemirim Transportes Aéreos afirma que nos dois primeiros dias úteis após a suspensão temporária de suas operações já foram processados R$ 7,8 milhões em pedidos de reembolso junto às operadoras de cartão de crédito.

Os valores serão estornados aos clientes diretamente na fatura do cartão de crédito em um prazo de até 30 dias. A ITA, informa ainda, que enviará diariamente às operadoras todos os pedidos de reembolso solicitados no dia anterior.

Segundo a empresa, até esta terça-feira, 21, “25.696 passageiros, o equivalente a 56% dos impactados até 31 de dezembro, já foram atendidos”.

Ainda segundo a nota, a empresa diz que criou uma nova solução em seu site (voeita.com.br) para facilitar os pedidos de reembolso. Basta clicar na aba Reembolso, localizada no menu superior, preencher o formulário e enviar. Todos os pedidos serão tratados individualmente com prazo de pagamento em até 30 dias.

A solicitação de reembolso pode ser feita pelo e-mail: [email protected] ou diretamente pelo site. Confira abaixo mais detalhes como proceder com o pedido.

Além disso, o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 723 2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h. A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento.