‘Likes’ influenciam viagens a destinos inusitados, diz pesquisa

Estudo é da Universidade da Georgia, em Athens (EUA)

Que as redes sociais se tornaram grandes aliadas do turismo, disto ninguém dúvida. Elas têm o poder de divulgar destinos e engajar os viajantes rapidamente.

Por outro lado, elas criaram um novo perfil de turistas: aqueles que escolhem um destino simplesmente pensando em quantos curtidas são fotos terão nas redes.

Para americanos, Cuba é um destino exótico que rendem ‘likes’ nas redes sociais
Créditos: uoman/iStock
Para americanos, Cuba é um destino exótico que rendem ‘likes’ nas redes sociais

É o que mostra um estudo da Universidade da Georgia, em Athens (EUA), intitulado “Social return and intent to travel” (“Retorno social e intenção de viajar“, em tradução livre).

A pesquisa mostra o resultado de um levantamento feito com 758 pessoas sobre o desejo de conhecer Cuba. O destino foi escolhido por ser um lugar “cool e inusitado” para os americanos, segundo o Hypeness.

De acordo com os autores do estudo, “‘retorno social’ é a quantidade de feedback social positivo gerada por viagens em mídia social“. Ou seja, quantos likes você espera ganhar ao publicar uma foto daquele determinado destino.

Maior motivação para visitar destinos inusitados são ‘likes’, aponta estudo da Universidade da Georgia (EUA)
Créditos: MaboHH/iStock
Maior motivação para visitar destinos inusitados são ‘likes’, aponta estudo da Universidade da Georgia (EUA)

Os pesquisadores usaram um questionário para saber quando so entrevistados gostariam de visitar Cuba no próximo ano, nos próximos cinco anos ou dentro de uma década. A resposta era aliada a uma série de questões sobre as motivações da viagem.

De acordo com a pesquisa, aqueles que planejavam visitar o país em um período de até 12 meses pareciam ser motivados pelas potenciais curtidas em redes sociais.