Lugares incríveis para fazer intercâmbio no Europa

Quer estudar fora? Passo a passo para seu intercâmbio

Por: 360meridianos | Comunicar erro

O sonho de morar no exterior e de aprender uma nova língua tem atraído cada vez mais brasileiros para fora do Brasil. E, em grande parte das vezes, o destino é o velho continente.

Segundo dados da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), em 2017, o mercado brasileiro de educação estrangeira chegou a 302 mil estudantes brasileiros espalhados pelo mundo. Foi um crescimento de 23%

Os cursos de idiomas continuam sendo os mais procurados por quem quer uma experiência internacional. Em primeiro lugar está o Canadá, com (23%), seguido por Estados Unidos (21,6%), Reino Unido (10,2%), Nova Zelândia (6,9%) e Irlanda (6,5%).

Crédito: 360meridianosPortugal

Seja procurando por cursos de idiomas, mestrados ou graduações, quem se interessa por estudar no exterior precisa ficar atento às exigências de cada país. Entre documentos e taxas, não se pode deixar nada de fora.
Para cursar um mestrado na Inglaterra, por exemplo, é necessário separar e traduzir vários documentos. Entre eles:

  1. Carta de apresentação, explicando o motivo de querer estudar no país;
  2. Duas cartas de recomendação (podem ser referências acadêmicas ou profissionais);
  3. Currículo;
  4. Primeira página do passaporte;
  5. Diploma e histórico escolar;
  6. Resultado oficial da prova de proficiência em inglês.

O processo detalhado de como estudar no Reino Unido você encontra aqui.

Irlanda

Para quem busca um curso de inglês, um dos países que mais tem atraído os brasileiros é a Irlanda. A maior vantagem é que, além de aprender a língua, o estudante tem a possibilidade de trabalhar legalmente.

Temple Bar
Crédito: icenando/iStockTemple Bar, no distrito Dublin 2, é um dos pubs mais famosos da Irlanda

Além dos documentos de praxe, o interessado em estudar no país precisa comprovar estar de posse de 3 mil euros para que possa se sustentar durante o intercâmbio. Além disso, no momento da entrada no país, precisa mostrar o comprovante de pagamento do curso, junto com o seguro de saúde, carta da escola e passagem de volta. Vale lembrar que cada visto tem a validade de 8 meses (6 meses de curso mais dois meses de férias). O estudante pode renovar o visto do curso general english por duas vezes, totalizando 2 anos. Se quiser estender mais tempo como estudante, precisa fazer algum curso de graduação. Neste texto você acha o passo a passo para estudar na Irlanda.

Malta

Malta
Crédito: iStockMalta é um dos destinos ideias para intercâmbio na Europa

Pra quem quer fugir do frio irlandês e aproveitar um pouco de sol enquanto estuda inglês, Malta vem conquistando cada vez mais os brasileiros. Com belos cartões-postais e um custo de vida relativamente baixo, pode ser uma ótima opção.

Vale ficar atento em uma coisa: o visto de estudante é requisitado quando você já estiver na ilha. Os documentos são os mesmos que para a Irlanda, mas a quantia de dinheiro a ser apresentada na imigração é um pouco maior. São 48 euros por dia pra quem não tiver hospedagem garantida e 25 euros diários para quem tiver. Neste texto você encontra um guia completo de como estudar inglês em Malta.

Espanha

Se a sua vontade é ter fluência na língua espanhola, fique atento às exigências da Espanha. Para quem não tem muito tempo, há cursos curtos, mas intensivos, a partir de 68 euros. Quem fizer um curso de longa duração também tem o direito a um visto de trabalho enquanto estiver estudando.

Brasileiros ficam na Espanha, como turistas, por um período de até 90 dias. Se o seu curso durar mais que isso, será necessário requerer o visto de estudante. Se esse for o seu caso, a gente explica como estudar na Espanha aqui.

Vista de Barcelona
Crédito: 360meridianos.comBarcelona

Portugal

Agora, se o seu desejo é ter uma experiência internacional para colocar no currículo e não ter que se preocupar muito com o idioma, Portugal é a saída.

Portugal
Crédito: RossHelen/iStockOs famosos bondinhos amarelos de Lisboa

Neste caso, o intercâmbio será em uma universidade, já que falamos todos o mesmo idioma. Para se candidatar a uma vaga em uma instituição de ensino superior portuguesa, você vai, além de definir o grau de instrução, ter que achar o curso que melhor lhe convém. Vale a pena ressaltar que, para a graduação, algumas instituições aceitam a nota do ENEM. Fique de olho.

Escolhido o curso, fique atento à documentação necessária. O que você vai precisar:

  • Uma carta relatando o motivo do interesse no curso;
  • Toda a sua documentação acadêmica e profissional.

Essa documentação precisa estar legalizada. Se você for aprovado, a matrícula poderá ser feita online.

Toda a documentação necessária para tirar o visto e o passo a passo para estudar em Portugal a gente conta aqui.

Autor: 360meridianos

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário 360meridianos da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …