Mérida, no México, preserva tradições maias e espanholas
Mérida é um daqueles lugares que surpreende logo de cara. Com um dos maiores centros históricos do México –só perder para o da capital–, a cidade é repleta de casarões históricos do século 19 em tons pastel, que estão passando por um processo de restauração e abrigam joias culturais e gastronômicas.
Para sentir a cidade, dê uma volta pela famosa avenida Paseo Montejo, uma das mais extensas e charmosas de Mérida. Admire seus casarões da época colonial e comece a se se apaixonar pelo destino.
Outra opção para conhecer o centro histórico é recorrer às Calandrias, uma espécie de carruagem. Dela é possível contemplar a cidade calmamente e admirar os edifícios e monumentos seculares.
Entre os edifícios, destaque para o Palacio Cantón, edifício em estilo neoclássico, o imponente Momumento a la Patria, que é ilustrado com a história do México e do Estado de Yucatán, e o Palacio o Casa de Montejo (residência do conquistador da região Francisco de Montejo construída na metade do século 16; hoje um museu).
[/img]
Para conhecer os pontos turísticos mais distantes, recomenda-se que tome o Turibús. Ele faz diversas paradas pela cidade. Aí é só parar em pontos estratégicos e curtir. Divirta-se. Tire muitas fotos e poste.
Passado vivo
Para conhecer um pouco das tradições locais, se você tiver oportunidade, fique um fim de semana no destino. É durante os sábados e domingos que em algumas praças do centro formam-se rodas de contadores de histórias onde lendas locais são relatadas e dramatizadas pelos moradores mais antigos.
Outra atração que remonta o tempo dos colonizadores são as guayaberas. Veste típica do Estado de Yucatán. Nas lojinhas do centro você encontra as melhores e mais bonitas. Ah, e não deixe de provar o xtabentún, a bebida local, uma espécie de licor super saboroso…
Escapada pitoresca
Próximo à Mérida estão algumas atrações do tipo obrigatórias. Izamal é uma delas. Há 67 km está a cidade amarela, como é conhecida. No centro estão as ruínas de quatro pirâmides maias, que, assim como outros templos foram destruídas pelos espanhóis para a construção do gigantesco convento de Santo Antônio de Pádua e da cidade colonial que hoje estão ali.
Visite a zona arqueológica de Uxmal, cujo nome significa “construída três vezes”. Nomeada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, aqui foi um dos assentamentos maias mais importantes de Yucatán.
Acredita-se que sua influência se estendia até o centro do México. Atualmente o visitante pode encontrar enormes iguanas tomando sol nas antigas plataformas e templos. Se não tiver medo, faça uma selfie com eles.
Outra opção é ir para a praia na ensolarada cidade de Progreso, a 45 minutos de carro de Mérida. O destino é ideal para uns dias à beira-mar passeando ao longo da orla marítima e dando alguns mergulhos nas águas cor esmeralda do golfo do México. O mar é bem limpo, tranquilo e sem ondas.
Um pouco mais distante, a 120 km de Mérida, você pode conhecer a incrível zona arqueológica de Chichén Itzá, com suas pirâmides super famosas. Impressione-se com a gigante Kukulkan. Também não deixe de conhecer El Castillo, El Cenote Sagrado, El Caracol e El Observatorio.
Chuva de Likes
Apenas 45 minutos de Mérida está Celestún. Ao amanhecer e no final da tarde você pode ver centenas de flamingos rosados posarem no rio. É uma visão incrivelmente bela. Foto para fazer sucesso no Instagram!
Atração à parte
Quando você for buscar por hospedagem em Mérida, esqueça os tradicionais hotéis. A dica é se hospedar nas haciendas. São fazendas antigas que foram transformadas em pequenos hotéis. São hospedagens charmosas e aconchegantes. Uma experiência única.