4 opções de passeios para fazer em São Tomé das Letras (MG)

Saiba quais atrações não podem ficar de fora do seu roteiro na cidade esotérica mineira

São Thomé das Letras é extremamente conhecida por ser uma cidade mística, mas esse não é o único ponto que atrai os turistas, já que esse pequeno município mineiro, a cerca de 350 km da capital paulista, possui várias belezas naturais e outras atrações que merecem estar no roteiro.

Alguns acreditam que São Tomé das Letras seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai, para o lugar, místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome: “Cidade Mística”.

4 opções de passeios para fazer em São Tomé das Letras (MG)
Créditos: Divulgação/SMT
4 opções de passeios para fazer em São Tomé das Letras (MG)

Por isso, separamos quatro dicas sem nenhuma ligação com o misticismo para você conhecer melhor essa São Thomé das Letras. Confira abaixo:

1 – Conhecer o centro São Thomé das Letras

Por ser uma cidade pequena, São Thomé pode parecer pacata, mas o município oferece várias opções de bares, restaurantes e comércios na sua região central. Caminhando por lá, você pode encontrar a Igreja São Thomé, um dos principais pontos de referência, além da Gruta de São Thomé e a famosa Igreja de Pedra (Nossa Senhora do Rosário), que possui um dos mais encantadores cartões-postais.

A Igreja de Pedra (Nossa Senhora do Rosário)
Créditos: Divulgação/SMT
A Igreja de Pedra (Nossa Senhora do Rosário)

2 – Entrar nas cachoeiras

Uma das atrações mais buscadas são as populares cachoeiras. Por lá, você encontra diversas opções, desde as mais próximas do centro como a cachoeira Vale das Borboletas, localizada a 3 km de distância, até as mais distantes como a cachoeira Véu da Noiva, a 10 km de distância.

O que não falta em São Thomé das Letras é cachoeira
Créditos: Divulgação/SMT
O que não falta em São Thomé das Letras é cachoeira

Para alcançá-las é necessário estar motorizado, mas caso você não esteja, na praça principal de São Thomé você pode encontrar pessoas oferecendo passeios até as principais quedas d’ água da região.

3 – Passar em Sobradinho

Aproveitar a viagem para conhecer Sobradinho também pode ser uma ótima opção, já que esse distrito fica a 20 km de São Thomé e inclui outros diversos passeios como a Gruta de Sobradinho, a Cachoeira de Sobradinho, o Poço das Esmeraldas, o Poço Azul e até mesmo uma trilha desafiadora até o Morro do Sobradinho.

Esse passeio precisa ser bem planejado, já que, devido a distância e a quantidade de atrações, ocuparia um dia inteiro no seu roteiro de viagem.

4 – Degustar da culinária local

Não é de hoje que a culinária mineira é uma das maravilhas que temos no Brasil e em São Thomé das Letras não é diferente. Para quem adora comida caseira de verdade, sem todos os requintes dos restaurantes luxuosos, essa cidade oferece vários lugares que honram a tradição da culinária mineira, como os restaurantes da Sinhá e o Monalisa, que servem almoço estilo fogão a lenha por um preço realista.

Já para quem procura por espaços mais animados, o Empório localizado ao lado da praça principal pode ser a escolha ideal para tomar uma cerveja e comer alguns petiscos.

Agora você sabe que São Thomé das Letras vai muito além do misticismo. E se você mora em SP e está pensando em conhecer esse local turístico, existem diversas opções de viagens de ônibus seguras, confortáveis e práticas saindo de São Paulo para Belo Horizonte. Programe-se, crie o seu roteiro e conheça uma das cidades mais turísticas do interior mineiro.