CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Parque dos Lençóis Maranhenses é candidato a patrimônio mundial

Região abriga rara beleza natural e espécies importantes, critérios exigidos para o reconhecimento internacional

Por: Redação

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2020. O governo brasileiro enviou na semana passada um dossiê com a candidatura à sede do órgão em Paris,

O documento defende que o parque cumpre pelo menos três requisitos exigidos pela Unesco para ser declarado como patrimônio mundial: é uma área de beleza natural excepcional, detentora de processos geológicos significativos e ainda importante para a conservação da biodiversidade. Pelas regras da instituição, é preciso que o candidato cumpra apenas um dos requisitos.

Crédito: Gilberto Soares/MMARegião os Lençóis Maranhenses abriga rara beleza natural e espécies importantes, critérios exigidos para o reconhecimento internacional

A avaliação da candidatura do Parque dos Lençóis será feita em 2020 porque no ano que vem a Unesco já vai debater outra candidatura brasileira, Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que disputam conjuntamente o título.

Atualmente, o Brasil tem 21 patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco e sete deles são também patrimônios naturais, como o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as cataratas, e a Ilha de Fernando de Noronha.

Lençóis Maranhenses
Crédito: Biaman Prado/MTurBelezas naturais dos Lençóis Maranhenses podem se tornar Patrimônio Natural pela Unesco em 2020

O parque

O Parque Nacional dos Lençóis foi criado em 1981 e ocupa mais de 150 mil hectares no litoral do Maranhão e abrange três municípios: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Entre as atrações turísticas do parque, destacam-se o Circuito da Lagoa Azul, Circuito da Lagoa Bonita, Lagoa da Esperança, Canto dos Lençóis, Foz do Rio Negro, Lagoa da Gaivota, Lagoa das Emendadas e Queimada dos Britos.

Mas engana-se quem acha que a região tem apenas dunas de areia branca e lagoas cheia de tons de azul e verde. A vegetação tem influência do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia, por isso, também conta com restingas e manguezais.

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …