Passagem aérea ficará mais barata a partir de setembro, diz governo

Expectativa é que entrada de companhias estrangeiras contribua para redução dos preços

Por: Redação | Comunicar erro

As passagens áreas devem ficar mais baratas a partir de setembro. Pelo menos é o que espera o governo federal. De acordo com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), as novas ofertas de voos e entradas de companhias aéreas estrangeiras de baixo custo (as low cost) no mercado regional irá refletir no valor das tarifas.

TRUQUE PERMITE COMPRAR PASSAGENS AÉREAS BARATAS; EMPRESAS ODEIAM

“A gente já começa a perceber novas empresas vindo para o Brasil, o que significa mais competição. As empresas que já estão operando, percebendo isso, vão começar a adquirir frota e isso também vai ter um reflexo na tarifa provavelmente a partir de setembro”, avalia o ministro.

Crédito: Inframerica/Aeroporto de BrasíliaA expectativa do governo federal é que entrada de companhias estrangeiras contribua para redução do preço da passagem aérea

O ministro também afirmou que entre três e quatro empresas ‘low cost’ estão em conversas com o governo para começar a atuar no país.

No começo de julho, a companhia aérea argentina Flybondi recebeu aval da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar no Brasil a partir de outubro. A espanhola Globalia, dona da Air Europa, deve começar a voar no segundo semestre de 2020.

Dados da Anac apontaram que em abril o preço das passagens aéreas em voos domésticos subiu mais de 30%, refletindo a redução da oferta de voos devido à saída da Avianca Brasil do mercado.

ICMS e novos voos

Na última quinta-feira, 18, o governo de São Paulo anunciou a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação no estado.

Como parte da contrapartida, Azul Linhas Aéreas anunciou voo para as cidades de Araraquara e Guarujá.

Crédito: DivulgaçãoAvião da companhia aérea Azul Linhas Aéreas

Araraquara, cidade com 230 mil habitantes, terá um voo diário para Campinas, a partir do dia 1º de setembro. Do Aeroporto Internacional de Viracopos, os passageiros terão acesso a 60 destinos nacionais e internacionais.

O voo que sairá de Guarujá, no litoral paulista, não tem data para início das operações, pois depende da conclusão de obras estruturais no aeroporto da cidade. O município, com 380 mil habitantes, terá voos para os aeroportos do Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná.

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …