Passagem aérea ficará mais barata a partir de setembro, diz governo

Expectativa é que entrada de companhias estrangeiras contribua para redução dos preços

As passagens áreas devem ficar mais baratas a partir de setembro. Pelo menos é o que espera o governo federal. De acordo com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), as novas ofertas de voos e entradas de companhias aéreas estrangeiras de baixo custo (as low cost) no mercado regional irá refletir no valor das tarifas.

TRUQUE PERMITE COMPRAR PASSAGENS AÉREAS BARATAS; EMPRESAS ODEIAM

“A gente já começa a perceber novas empresas vindo para o Brasil, o que significa mais competição. As empresas que já estão operando, percebendo isso, vão começar a adquirir frota e isso também vai ter um reflexo na tarifa provavelmente a partir de setembro”, avalia o ministro.

A expectativa do governo federal é que entrada de companhias estrangeiras contribua para redução do preço da passagem aérea
Créditos: Inframerica/Aeroporto de Brasília
A expectativa do governo federal é que entrada de companhias estrangeiras contribua para redução do preço da passagem aérea

O ministro também afirmou que entre três e quatro empresas ‘low cost’ estão em conversas com o governo para começar a atuar no país.

No começo de julho, a companhia aérea argentina Flybondi recebeu aval da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar no Brasil a partir de outubro. A espanhola Globalia, dona da Air Europa, deve começar a voar no segundo semestre de 2020.

Dados da Anac apontaram que em abril o preço das passagens aéreas em voos domésticos subiu mais de 30%, refletindo a redução da oferta de voos devido à saída da Avianca Brasil do mercado.

ICMS e novos voos

Na última quinta-feira, 18, o governo de São Paulo anunciou a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação no estado.

Como parte da contrapartida, Azul Linhas Aéreas anunciou voo para as cidades de Araraquara e Guarujá.

Avião da companhia aérea Azul Linhas Aéreas
Créditos: Divulgação
Avião da companhia aérea Azul Linhas Aéreas

Araraquara, cidade com 230 mil habitantes, terá um voo diário para Campinas, a partir do dia 1º de setembro. Do Aeroporto Internacional de Viracopos, os passageiros terão acesso a 60 destinos nacionais e internacionais.

O voo que sairá de Guarujá, no litoral paulista, não tem data para início das operações, pois depende da conclusão de obras estruturais no aeroporto da cidade. O município, com 380 mil habitantes, terá voos para os aeroportos do Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná.