Projeto propõe um novo olhar sobre o Rio de Janeio

Por: Redação | Comunicar erro

Em meio ao atual momento pelo qual o Rio de Janeiro vem passando, com tantos acontecimentos ruins, resolvi tentar ver a cidade com um foco diferente.

Eu estava me sentindo sufocada, quase paralisada com o medo e a desesperança diante desse caos. Mas, se a gente parar para pensar, o Rio tem muito mais coisas boas que ruins. Foi isso que me atraiu quando saí de Minas Gerais e vim morar aqui. Então resolvi me propor esse outro olhar sobre a cidade, resgatar aquela visão apaixonada, reaprender a amar. Foi assim que surgiu o projeto #MaisFelizNoRio.

Em meados de setembro, a 100 dias do fim do ano, comecei a mostrar no Instagram e Facebook tudo o que me inspira no Rio de Janeiro: lugares, pessoas, iniciativas, eventos, movimentos, possibilidades… Muito além dos pontos turísticos. O tema também vem inspirando textos que escrevo no blog (marianaviaja.com). Inicialmente a ideia era resgatar isso dentro de mim mesma, listar o que fez e faz parte da minha vida. Algo bem pessoal, para fechar 2017 e entrar 2018 com uma vibe mais positiva. Mas sei que há muita gente com as mesmas sensações, então pensei: por que não tentar despertar nos outros também?

A hashtag #MaisFelizNoRio é usada em todas as minhas publicações sobre a cidade. Sempre sugiro que as pessoas também usassem para mostrar o que elas veem de positivo e, aos poucos, mais gente está aderindo. Acho que os cariocas e todos os apaixonados pelo Rio andavam (e ainda andam) muito decepcionados. Precisávamos desse estímulo para ver que ainda há uma luz no fim do túnel.

Mas engana-se quem pensa que ver o lado positivo das coisas significa fechar os olhos para todos os problemas pelos quais o Rio vem passando.

No início fiquei, sim, com receio de me acharem alienada ou de criticarem por estar propondo ver coisas boas no meio de um momento tão complicado. Mas a receptividade está sendo ótima. E minha indignação continua, sou engajada em várias lutas, mas percebi que, se eu me deixar contaminar pelo ruim, ou se a gente achar que ‘é assim mesmo’, vai ser difícil lutar para que as coisas mudem. E elas hão de mudar. Vem comigo ser #MaisFelizNoRio!!!

Por Mariana Bueno, do blog Mariana Viaja

Compartilhe:

Tags: #Sudeste
1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …