‘Gambiarra’ deve ligar estação de trem ao aeroporto de Guarulhos

Ideia é construir uma passarela com 1.400 metros de extensão e com esteiras rolantes

Por: Redação | Comunicar erro

O governo João Doria (PSDB) estuda construir uma passarela gigante para levar passageiros da estação Aeroporto-Guarulhos, da linha-13 Jade da CPTM, até os terminais 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos.

De acordo com o blog MetroCPTM, a passarela teria 1.400 metros de extensão e contaria com esteiras rolantes. A estrutura substituiria o “people mover” –trem automatizado utilizado nos principais aeroportos do mundo–, prometido pela GRU Airport, concessionária que administra o terminal paulista.

Trem Guarulhos
Crédito: Divulgação/CPTMO trem que liga a estação da Luz e aeroporto de Guarulhos

Atualmente este serviço é feito por ônibus gratuitos, já que a estação Aeroporto-Guarulhos fica distante dos terminais.

A informação foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante encontro com jornalistas, segundo o “Metro Jornal”. O investimento, segundo Baldy, será feito pela GRU Airport.

Passarela aeroporto de Guarulhos
Crédito: Reprodução/MetrôCPTMCom cerca de 1.400 metros de extensão, estrutura deve substituir “people mover” prometido pela GRU Airport

Monotrilho

Em janeiro, o governador João Doria disse que a ideia era construir um monotrilho até terminais de aeroporto de Guarulhos. Isto seria feita com ajuda do governo federal, que poderia ampliar o tempo de concessão do aeroporto como contrapartida.

Aeroporto de Guarulhos
Crédito: Divulgação/GRU AiportMapa do aeroporto de Guarulhos e da estação de trem, que faz parte da linha 13-Jade

“Não faz, ao nosso ver, o menor sentido um transporte público que não leva até o terminal do aeroporto. Aliás, é um fenômeno. É tão bizarro que é difícil de acreditar que isso tenha sido feito no Estado de São Paulo”, comentou o governador na ocasião.

Em nota à imprensa, a GRU Airport afirmou que a obra de ligação da estação aos terminais não faz parte de seu contrato de concessão e disse estar disposta a discutir a implantação de um sistema diferente do oferecido hoje, “desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão”.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …