Roma, a ‘affascinante’ e romântica ‘Cidade Eterna’

Capital italiana é mágica e rica em história, arte, cultura, espiritualidade e diversão

Por: Eduardo Andreassi

Roma é conhecida por sua história, arquitetura e tradição cultural, além de ser um irresistível destino turístico. Afinal, são praças, museus, fontes, mais de 300 igrejas e monumentos que convidam a um mergulho na história da humanidade.

Roma
Crédito: Eduardo AndreassiMonumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, um dos edifícios mais chamativos de toda cidade e é um símbolo da Itália unificada

Roma, capital da Itália e fundada em 753 a.C, é tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico de Humanidade e atrai milhões de turistas durante todas as estações do ano. Atrações e estrutura para isso não faltam a essa linda cidade italiana, afinal é um dos destinos mais belos e requisitados da Europa!

Roma
Crédito: Eduardo AndreassiLargo di Torre Argentina, local onde Júlio César foi assassinado há mais de dois mil anos

Não é possível comparar Roma com nenhuma outra cidade do mundo! A capital italiana é tão fascinante que você sempre dará um jeito de retornar. Você pode ir uma, duas, dez vezes para lá e sempre irá achar locais interessantes –e lindos– para conhecer ou reviver.

Estar em Roma –ou outras regiões da Itália– é uma verdadeira imersão à cultura italiana e sua língua. Portanto, não se apegue muito ao local que deva ir. Apenas vá!

Roma
Crédito: Eduardo AndreassiPantheon, um dos cartões-postais de Roma

Curiosidades

A chamada “Cidade Eterna” é conhecida assim, pois nos tempos da Roma antiga seus moradores acreditavam que ela continuaria existindo independente do que acontecesse com o mundo.

Roma
Crédito: Eduardo AndreassiRuínas da era do Império Romano, em Roma

“Todos os caminhos levam a Roma” não é somente uma frase qualquer. A expressão remonta ao fato de que no século I quando o Império Romano era quem dominava o mundo, ia da Bretanha (na atual Inglaterra) à Pérsia (atual Irã) e chegou a ter 80 mil quilômetros de estradas, todas elas eram em direção a Roma.

Roma
Crédito: Eduardo AndreassiPorta Maggiore, um dos portões da antiga Muralha Aureliana mais bem preservados de Roma

Uma das cidades mais importantes da história da humanidade, Roma foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental como capital do Império Romano e como sede da Santa Sé.

Roma
Crédito: Eduardo AndreassiBasílica Santa Maria degli Angeli foi desenhada por Michelangelo e é a única igreja renascentista de Roma

Há atrações subterrâneas que podem ser visitadas e outras tantas que são descobertas quase sempre. Isso se deveu ao fato da cidade ter sofrido noutros tempos frequentes enchentes, terremotos e demolições que cobriram o solo em até 20 metros, cobrindo edifícios públicos, vilas e templos.

Roma
Crédito: Eduardo AndreassiColiseu impressiona pela sua majestosa e imponente construção

Conhecendo Roma

Em toda a parte da cidade há atrações gratuitas e pagas, uma excelente infraestrutura de restaurantes, bares e ótimo transporte público – tram, metrô, ônibus.

Logo, o turismo é muito bem explorado e divulgado, sendo extremamente fácil de obter informações e mapas em aeroportos, ferroviárias e Pontos de Informações aos Turistas, espalhados pela cidade (PIT).

Roma
Crédito: Eduardo AndreassiAs charmosas ruas de Roma

Caminhar a pé é a maneira mais fácil de conhecer a cidade, ainda que os transportes públicos sejam excelentes,

Por lá você passará o dia inteiro andando de um lado para outro e a todo instante descobrirá lugares incríveis -charmosas ruas de paralelepípedo; parques cheios de verde; gelaterias e cafés que servem deliciosos sorvetes e cappuccinos e restaurantes com cardápios de massas e vinhos.

Compartilhe: