Santos lidera ranking das melhores cidades do país

Santos é a melhor cidade do país para se investir, segundo levantamento da consultoria paulista Delta Economics divulgado nesta terça-feira (8). O estudo se baseou em mais de 70 indicadores, seguindo eixos principais em governança, saúde, educação, segurança e inclusão digital.
Vista da orla de Santos, considerada a melhor cidade para se investir
Vista da orla de Santos, considerada a melhor cidade para se investir
O levantamento levou em conta outro diferencial, talvez inusitado para alguns: o grau de adaptação de uma cidade a novos rumos de desenvolvimento.
Na concepção da consultoria, também na avaliação da infraestrutura das cidades o conceito de Charles Darwin deve ser aplicado. Segundo a pesquisa, “seleção natural no mundo biológico também é válida para o mundo econômico, em geral, e para as cidades, em particular. A capacidade de adaptação das cidades e regiões é um dos elementos mais importantes na definição da trajetória de desenvolvimento do país”.
Dentro desse conceito, Santos ocupa a primeira posição entre os cem melhores municípios, à frente de Belo Horizonte e Jundiaí. É a segunda vez que essas cidades despontam nas primeiras colocações.
Entre as 20 melhores cidades, segundo a Delta, figuram apenas as capitais Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, São Paulo, Vitória e Brasília.
Na visão da consultoria, a capacidade de adaptação de uma cidade é determinante para seu desenvolvimento, pois as empresas investidoras veem com bons olhos solidez da administração municipal, atualizações de planos urbanos estratégicos e criação de incentivos ao setor produtivo, entre outros.
No caso de Santos, a cidade conseguiu assegurar para este ano e meados de 2016 o maior volume de investimentos em obras dos últimos 50 anos, com renovação da rede de saúde, instalação de um novo hospital na cidade e início das obras de reformulação da entrada da cidade, um projeto dos anos de 1970, e meta de manter 51% de seus alunos em tempo integral nas escolas.
A cidade, também de grande potencial turístico, já dispõe de mais de 510 câmeras de segurança de alta qualidade, com cobertura total na orla, sem pontos cegos. É praticamente impossível que algo ocorra na faixa de praia sem que agentes de segurança não percebam. Até 2016,  mais de R$ 40 milhões serão investidos em segurança e em junho, com o Centro de Controle Operacional, todos os agentes públicos e concessionárias terão imagens em tempo real de vários pontos da cidade para solucionar emergências urbanas e eventuais interferências na mobilidade.
As 20 melhores cidades
1°) Santos (SP)
2º) Belo Horizonte (MG)
3º) Jundiaí (SP)
4º) Blumenau (SC)
5º) Campinas (SP)
6º) Mogi das Cruzes
7º) São Bernardo do Campo (SP)
8º) Curitiba (PR)
9º) Santo André (SP)
10º) Mauá (SP)
11º) Florianópolis (SC)
12º) Bauru (SP)
13º) Uberlândia (MG)
14º) Rio de Janeiro (RJ)
15º) Porto Alegre (RS)
16º) Goiânia (GO)
17º) São Paulo (SP)
18º) Diadema (SP)
19º) Vitória (ES)
20º) Brasília (DF)