Setor de turismo registra recorde de viajantes em 2014

Um balanço preliminar da OMT (Organização Mundial do Turismo) revela  que o número de viajantes cresceu 4,7% pelo mundo e superou a estimativa da própria instituição, podendo e ultrapassar o número de 1,1 bilhão de viajantes. O Brasil foi o país que liderou a lista dos países sul-americanos no turismo receptivo, amparado pela Copa do Mundo, quando chegou a receber mais de um milhão de visitantes. O relatório completo será publicado ainda este mês.

No Brasil, o turismo interno está aquecido, segundo dados do MTur (Ministério do Turismo). Entre os brasileiros que desejam viajar pelos próximos seis meses, a maioria (80,2%) o fará pelo próprio país, de acordo com pesquisa feita em dezembro, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Turistas passeiam de bugue pelas dunas de Genipabu, no litoral do Rio Grande do Norte (RN)
Turistas passeiam de bugue pelas dunas de Genipabu, no litoral do Rio Grande do Norte (RN)

Como consequência, a procura pelo avião como meio de transporte também cresceu: foram cerca de 7,3 milhões de passageiros voando pelo país apenas em outubro do ano passado, 6,7% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Os números também superaram as expectativas no fim de 2014.

Entre janeiro e outubro do ano passado, o volume de turistas estrangeiros pelo mundo (visitantes que pernoitam), segundo a OMT, atingiu 978 milhões, o que representa 45 milhões a mais que no mesmo período de 2013. Além do crescimento de 8% nas Américas, a Ásia e Pacífico também apresentaram um bom resultado com aumento de 5% e Europa com 4%.

Segundo o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, os resultados preliminares mostram a força do setor, já que algumas regiões vivem problemas geopolíticos e de saúde.

Via MTur