SP deve receber cerca de 2,5 milhões de visitantes em 2015

A cidade de São Paulo deve receber 2,5 milhões de visitantes internacionais em 2015, segundo dados do Índice MasterCard de Destinos Globais (GDCI, na sigla em inglês). Esse número é praticamente o dobro dos visitantes esperados no Rio de Janeiro, 1,27 milhão, e similar ao resultado apontado no estudo de 2014, 2,5 milhões.

No topo da lista de destinos que mais recebem visitantes internacionais na América Latina está Lima, que ocupa a liderança pelo segundo ano consecutivo.

A capital peruana também é a cidade que mais cresce na região, com o dobro de visitas internacionais da Cidade do México, a segunda posição no índice.

Com base em pesquisas de hábitos de viagem, o índice MasterCard classificou as 132 cidades mais visitadas do mundo. O índice dá uma visão detalhada de como as pessoas viajam e revela a importância e o papel que as cidades têm como propulsoras do crescimento econômico mundial.

As 10 cidades da América Latina mais visitadas este ano serão, de acordo com o estudo:

1 – Lima – 4,2 milhões de visitantes

2 – Cidade do México – 2,82 milhões de visitantes

3 – São Paulo – 2,44 milhões de visitantes

4 – Punta Cana – 2,42 milhões de visitantes

5 -Buenos Aires – 2,18 milhões de visitantes

6 – San José – 1,51 milhão de visitantes

7 – Rio de Janeiro – 1,27 milhão de visitantes

8 – Bogotá – 1,1 milhão de visitantes

9 – Montevidéu – 860.672 visitantes

10 – Quito – 695.976 visitantes

O estudo estima que em 2015 cerca de 383 milhões de pessoas farão viagens internacionais para as 132 cidades incluídas no índice, e deixarão por lá cerca de US$ 360 bilhões, o que representa uma enorme demanda por bens, serviços e experiências.

Segundo o relatório das Nações Unidas, World Urbanization Prospects [Perspectivas da Urbanização Mundial], dois terços da população mundial viverão nas cidades até 2050. Ao revelar o número de viajantes internacionais, o Índice MasterCard de Destinos Globais mostra a infraestrutura necessária para satisfazer às expectativas dos moradores e visitantes dessas cidades.

O setor privado e os governos podem usar os resultados da pesquisa para identificar áreas como trânsito, experiências culturais e infraestrutura que demandam investimentos para promover seu crescimento contínuo, inovação e sustentabilidade.