SP ganha voos diretos para Tucumán, na Argentina

Considerada o berço da república argentina, a província de Tucumán, vai ganhar voos diretos para o Brasil a partir deste sábado (2).

O trecho São Paulo- San Miguel de Tucumán (capital da província argentina) será operado pela Latam com três voos semanais –quartas, quintas e sábados.

As ruínas de Quilmes, na província de Tucumán, no noroeste da Argentina

A rota será operada com um Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros em classe econômica. O voo LA 8134 decolará da capital paulista às 7h25 e pousará no destino argentino às 10h45, em uma viagem com 3 horas e 20 minutos de duração.

Já no percurso inverso, o voo LA 8135 sairá de Tucumán às 17h30, nos mesmos dias da semana, e chegará em São Paulo às 20h30.

Localizada no noroeste da Argentina, San Miguel de Tucumán é a cidade onde foi declarada a independência da Argentina, em maio de 1810. A região é também a terra natal da famosa cantora Mercedes Sosa.

Atrações

Fachada do Museu da Indústria Açucareira

Com trajetória semelhante a outras localidades argentinas que foram fundadas durante a colonização espanhola, Tucumán tem o marco de sua expansão a partir do centro histórico da capital da província.

Casa Histórica da Independência – Local de importância histórica por ter sido o palco onde foi declarada a Independência da República Argentina, em 1816, a edificação que funciona como um museu abriga objetos do período colonial. Conta, ainda, com fototeca e arquivo de documentos, loja de souvenir e artesanato. A visita ao museu inclui a obrigatória mostra audiovisual permanente: “Luces y Sonidos de la Independencia”, que ilustra a trajetória até a libertação argentina da condição de colônia.

A província de Tucumán é ideal para a prática de esportes ao ar livre

Teatro Mercedes Sosa – Inaugurado em 1946, o edifício – onde já funcionou um cinema e uma igreja – atualmente abriga o maior teatro da província, que leva o nome de um dos ícones da música latino-americana e argentina: Mercedes Sosa, natural de Tucumán.

Centro de Interpretação de Quilmes – Recém inaugurado com recursos multimídia de última geração, o espaço proporciona ao visitante um panorama da cultura, costumes e organização do originário povo Quilmes. Na cidade sagrada de Quilmes se encontra um preservado o acervo pré-hispânico, último símbolo de resistência à conquista espanhola. Ali estão os restos arqueológicos mais importantes do Continente depois de Machu Picchu.

Entre os pontos turísticos de maior relevância arquitetônica estão a Catedral de Tucumán e a imponente Casa de Governo. Na lista de atrativos culturais figuram o Museu Casa Padilla e o Museu Provincial de Belas Artes Timoteo Navarro. Tucumán é polo, ainda, de turismo idiomático e conta com 4 universidades.

Gastronomia e vinho

A culinária tucumana mistura da cozinha espanhola e das civilizações pré-colombianas

A espera do brasileiro ainda está a culinária tucumana, mistura de preparo de pratos inspirados na cozinha espanhola e nas civilizações pré-colombianas. Tendo como ingrediente número um o milho, protagonista das principais receitas, a comida local ganha tempero e cor com páprica e pimenta de caiena, juntando-se à mesa as tradicionais empanadas.

Comer e beber é um duplo convite quando se percorrer a Rota do Vinho em Tucumán. Situada nos Valles Calchaquíes, ao longo da Rota Nacional 40, soma 18 vinícolas com vinhos produzidos a mais de 2 mil metros de altitude. Entre elas está uma das três existentes no mundo e única da América Latina que pertence a um povo ancestral, trata-se da vinícola comunitária “Los Amaichas”.

E para completar a experiência de viagem ao destino, uma boa opção é arriscar a sorte no Casino de Tucumán, que tem ambiente combinado com espaço para espetáculos, bar e restaurante. A vida noturna local é intensa e acolhedora.

Mais informações: www.tucumanturismo.gob.ar.