Túnel ferroviário mais longo do mundo terá tour exclusivo a partir de agosto

O mais longo túnel ferroviário do mundo vai entrar em operação no começo de dezembro. A estrutura, construída no maciço do Gotthard, entre as cidades de Altdorf e Biasca, nos Alpes suíços, terá 57 km de comprimento e vai otimizar a viagem de trem entre a Suíça e o norte da Itália.

Estima-se que o trajeto entre Zurique e Milão poderá ser feito em 2h50 quando a passagem subterrânea estiver em funcionamento, a partir de 11 de dezembro, reduzindo em uma hora o tempo de viagem.

A obra levou quase duas décadas para ser finalizada e custou aproximadamente US$ 10 bilhões. Pela sua geografia plana, os trens poderão correr a velocidade de até 250 km.

Entre 2 e agosto e 27 de novembro será possível fazer um tour exclusivo pelo túnel. A Swiss Federal Railways SBB, empresa responsável pela linha vai levar visitantes à estação multifuncional de Sedrun –localizada a 800 metros abaixo da superfície. O passeio demonstrará ao vivo as dimensões do gigantesco sistema de túnel.

São dois túneis conectados por passagens transversais menores a cada 325 metros. Nas estações de Faido e Sedrum os trens podem “trocar” de túnel caso seja necessário.

Quando estiver em operação, não será possível fazer este passeio. Os ingressos são limitados e custam 79 francos suíços (cerca de R$ 295).

O Gotthard Base Tunnel desbancou o Seikan Tunnel, no Japão, com 53 km, do posto de maior túnel do mundo.

Mais informações em www.sbb.ch.