Um passeio pela locomotiva mais charmosa do interior paulista

Por Ana Paula Severiano, da Garupa

Às 10h da manhã de um domingo de sol, casais, grupos de amigos e famílias animadas apinham-se na plataforma da Estação de Anhumas, em Campinas, a 100 quilômetros de São Paulo. Quando a maria-fumaça centenária apita no horizonte, as câmeras já estão em punho para fotografar a grande estrela do passeio. Depois do embarque em carros (o nome correto para vagões que transportam passageiros, não carga), a alegria continuará por 25 quilômetros no balanço do trem que leva ao município vizinho de Jaguariúna.

 

O interior do veículo restaurado, que remonta aos primeiros anos do século 20, quando as grandes travessias no Brasil ainda aconteciam pela via férrea, não é a única atração. Voluntários munidos de microfones contam a história da paisagem que passa em frames lentos pela janela. De um lado, ainda está de pé o casarão de uma das grandes propriedades de café do século 19, ladeado por palmeiras imperiais. No auge da produção, foram os barões que financiaram a ferrovia para que os grãos fossem levados até o porto de Santos.

A maria-fumaça para em algumas estações construídas naqueles anos de ouro. Tombadas pelo patrimônio histórico do estado de São Paulo, elas ainda preservam alguns de seus detalhes originais. Basta um olhar atento para notar o piso de ladrilho, os vitrais, os lustres, o pé-direito alto e os bancos com ornamentos que imitam as folhas e frutos do pé de café.

Na Estação de Tanquinhos, uma das paradas, a antiga central telefônica chama atenção. Os voluntários da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que administra o passeio, aproveitam para contar que Campinas foi uma das primeiras cidades do mundo a ter telefone. Tanquinhos também é ponto de visita das excursões escolares que a ferrovia Campinas-Jaguariúna recebe durante a semana. Por ano, mais de 50 mil crianças e jovens mergulham na história da República do Café com Leite seguindo o percurso marcado pelos trilhos.

A maria-fumaça continua até a Estação de Jaguariúna. Ali, o antigo prédio foi revitalizado e abriga restaurantes e bares com música ao vivo onde a animação continua. Depois do almoço, ainda há tempo para uma volta pela feirinha de artesanato antes que o trem apite novamente, anunciando a volta à Campinas. Nos carros, um grupo musical que toca sambas de Adoniran Barbosa e o que mais o público pedir mantém o ritmo até a última parada em Anhumas. É hora de tirar mais fotos, enquanto os voluntários apaixonados por essas máquinas e essa história aguardam a próxima viagem.

Saiba mais

A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferrovirária) está com uma campanha de financiamento coletivo para financiar a pintura da Estação de Tanquinhos.  O prédio já foi restaurado com recursos da instituição, mas é preciso arrecadar cerca de R$ 26 mil para finalizar a obra. Se você também é apaixonado pelos trens e pela história do Brasil, acesse www.garupa.juntos.com.vc

Para informações sobre valores, datas e horários de partida da maria-fumaça, acesse www.mariafumacacampinas.com.br

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.