Dicas para aproveitar o feriado da Consciência Negra em SP

O Viagem Livre selecionou três dicas de passeio para aproveitar o feriado

Vai ficar em São Paulo no Dia da Consciência Negra? O Viagem Livre selecionou três dicas de passeio para aproveitar o feriado nos arredores da capital. Confira as opções abaixo:

PICO DO JARAGUÁ

O Parque Estadual do Jaraguá, na zono noroeste da capital, abriga uma das últimas vegetações remanescentes de Mata Atlântica da região Metropolitana. Seu perfil singular promovido pelas montanhas que recortam o horizonte e perfazem uma altitude de 1.135 m, torna o parque um atrativo natural raro na cidade.

Conhecido por ser o ponto mais alto da cidade, o parque tem trilhas que levam ao pico de 1.135 metros de altitude e ao mirante, onde a vista privilegiada de São Paulo e seus arredores já vale o passeio. Ao longo do caminho é possível observar, além de lagos e nascentes, animais silvestres em seu habitat natural.

Criado em 1961, a área tem atividades para adultos e crianças. São churrasqueiras, quadras, playgrounds, albergue, lanchonete, pavilhão e anfiteatro à disposição do visitante. É possível chegar ao Pico do Jaraguá de carro pela estrada turística.

Parque Estadual do Jaraguá
Onde: Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539 (acesso pela Rodovia Anhanguera, Km 18). Tel.: (11) 3941-2162/3943-5222
Horário: Todos os dias, das 7h às 17h
Entrada: Catraca livre

FEIRA DE ARTE DE EMBU

Já para quem gosta de artesanato o destino é a cidade de Embu das Artes, na região metropolitana, que faz jus ao nome ao reunir antiquários, galerias, comércio de móveis rústicos e boa comida.

Aos sábados, domingos e feriados, a atração é a Feira de Artes e Artesanato, realizada no centro histórico.

Outros atrativos são o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, com peças dos séculos 18 e 20, e o Museu do Índio, com um dos melhores acervos do Estado.

Embu das Artes
Onde: Embu fica a 27 km do centro de São Paulo. De carro, o melhor caminho é pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116).
Ônibus: Os ônibus saem do Vale do Anhangabaú (ao lado do metrô) e da Rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros.

JARDIM BOTÂNICO


Com 360 mil m² quadrados, o Jardim Botânico é uma ótima opção de lazer. O parque localizado na zona sul abriga vegetação remanescente de Mata Atlântica e nascentes do histórico Riacho do Ipiranga –uma delas, inclusive, é possível conhecer após percorrer uma trilha.

Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente no lugar. Confira abaixo algumas das atrações do local.

Na Alameda Fernando Costa, uma exposição rotativa aborda a biodiversidade. O caminho termina no Museu Botânico, que traz a história de plantas brasileiras e algumas curiosidades, como algas usadas na fabricação de balas e xampus. Na sequência há o encantador Jardim de Lineu, com duas estufas ao fundo que reproduzem vegetações de regiões do país. Jardim dos Sentidos, túnel de bambu e Lago das Ninfeias completam o roteiro de atrações.

Jardim Botânico
Onde: Avenida Miguel Estéfno, 3031, Saúde, São Paulo. Tel.: (11) 5067-6049 ou 5067-6051
Horário: de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h
Entrada: R$ 3. Estudantes pagam R$ 1 e crianças de até dez anos, adultos acima de 65 anos e portadores de necessidades especiais são isentos