Sete trilhas para caminhadas épicas pelo mundo

Foto: Finavon/Wikimedia Commons[/img]

Mais de 10.000 pessoas percorreram os 105 quilômetros do Tour du Mont Blanc (TMB) todos os anos, tornando-se o mais popular passeio de longa distância em toda a Europa. A rota completa inclui 11 altas passagens de montanha e cerca de 32.000 pés de elevação. Não é para os fracos de coração, mas para quem quer experimentar a autêntica cultura alpino europeu, não há nada melhor.

Pennine Way (Inglaterra) 

 
 

Muitas vezes chamada de “a caminhada mais exigente fisicamente do Reino Unido”, os 268 quilômetros da trilha de Pennine Way seguem pelo lado montanhoso da Inglaterra através dos pântanos, falésias de calcárias e vales glaciais, passando pela Muralha de Adriano.

Demora 18 dias para ser concluído, mas muitos preferem dividí-la em seções menores. Alguns renunciam as extremidades sul e norte e concentram-se na parte do meio, mais acessível para trilha. O destaque é um vale glaciar de tirar o fôlego chamada alta Cup Nick.

Laugavegur Route (Islândia) 

 
 

Com suas 34 milhas de comprimento, a famosa Rota de Laugavegur Rota leva apenas alguns dias para ser concluído. Um passeio por esses planaltos vulcânicos te leva a um cenário que provavelmente você nunca tenha visto antes: campos de lava obsidiana, fontes termais, piscinas borbulhantes, cachoeiras furiosas, montes cobertos de musgo, serras de neve salpicado e vales enormes, sem uma única árvore à vista. E não se esqueça a luz do sol: No auge do verão, o sol nunca se põe.

Grande Muralha (China)

 
 

 Caminhar pela Grande Muralha não é para qualquer um. Leva quase um dia por via aérea apenas para alcançá-la. Porém vale a pena experimentar uma das grandes maravilhas do mundo de uma forma que a maioria dos turistas nunca o fazem.

 As partes mais acessíveis do muro estão fora de Pequim, e lá eles se agarram às fronteiras montanhosas e em ângulos de causar vertigens. Seções da parede são bem restaurado e fácil imaginar como eram em centenas ou milhares de anos atrás, servindo como uma última linha de defesa contra os exércitos invasores. Outros estão em ruínas, salpicada de árvores e pontuados por torres desmoronando além do entulho solto, deserto por milhas e milhas.

White Mountain Traverse (New Hampshire, EUA)

 
 

  Quer encontrar a melhor vista da região selvagem dos Estados Unidos? Então conheça a White Mountain Traverse, em New Hampshire. Seus 53 quilômetros de caminhada te levam a um dos pontos mais belos da Appalachian Trail, e leva seis dias para ser concluído.

O destaque é uma caminhada épica por uma trilha de rochas pontiagudas e de matagal alpino, com uma vista que parecem se estender para o infinito.

West Highland Way (Escócia) 

 
Créditos: E.J.vanHannen
 

A uma distância de 96 milhas, West Highland Way da Escócia é longa o suficiente para cobrir uma variedade de colinas, bosques e lagos. A trilha deve ser feita entre abril e outubro, quando o clima escocês inconstante é mais provável a cooperar. O cenário é espetacular durante todo o ano.

Trilha Inca (Peru)

 
Créditos: David J. Simchock
 

Existe algumas caminhadas de longa distância no mundo com uma recompensa mais espetacular do que a Trilha Inca? Embora não seja fácil de completá-la, a altitude por si só torna-se um desafio.

Os dias de caminhada de subida e decida entre os picos mais altos do Peru não é para qualquer um. E quando você finalmente chegar a Machu Picchu, suado e dolorido em seu quarto dia de caminhada, terá a satisfação de passar pela Porta do Sol e de ter chegando à Cidade Perdida dos Incas a maneira autêntica: a pé.