Conheça o fenômeno das borboletas-monarcas no México

O México é surreal. Pode apostar que se você estiver navegando pela internet e encontrar algum tipo de lista sobre lugares fantásticos, incomuns, inacreditáveis ou coisa que o valha, certamente algum cantinho mexicano estará no meio. O espetáculo descrito a seguir poderia ser um deles.

Os meses de outubro e novembro indicam o início de um dos mais belos fenômenos da natureza: a chegada das borboletas-monarcas às florestas mexicanas. Milhares delas viajam cerca de 4 mil quilômetros, do Canadá ao México, para fugir do frio, hibernar e se reproduzirem na primavera. As borboletas chegam aos montes e pintam o céu e o chão de laranja/vermelho e preto, cores que lhe são características.

 

É possível observar de perto esse show da natureza nas áreas protegidas de Michoacan e do Estado do México, reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Os passeios

Os amantes de ecoturismo terão uma experiência magistral ao visitar o santuário Ejido el Capulín, localizado no município de Donato Guerra, a 80 quilômetros a oeste de Toluca. É preciso fazer um percurso de quatro quilômetros a pé, mas a caminhada é agradável devido à linda paisagem, sem falar na gratificante recompensa de poder ver tantas borboletas voando em torno de você.

Há também o santuário Piedra Herrada, situado nas encostas do Nevado de Toluca, perto do Valle de Bravo. A única maneira de entrar é a pé ou a cavalo, sempre acompanhado por um guia local. Prepare-se para 25 minutos de uma experiência inesquecível.

Outra opção é o santuário La Mesa, localizado a poucos quilômetros do município de Oro. Além de observar o espetáculo natural das borboletas, é possível alugar uma cabana e curtir as redondezas a pé ou de bike.

Dica: procure ir aos santuários pela manhã, para que você possa ver as borboletas mais ativas. Leve um casaco e use sapatos confortáveis e antiderrapantes. É muito importante não tocar nas borboletas, não jogar lixo no chão e ficar longe dos caminhos assinalados. Dessa forma, você ajuda a proteger o santuário e as espécies.

O fenômeno dura até março.

Para conhecer mais sobre as incríveis borboletas-monarcas, assista o documentário “Fly of the Butterflies“.