Jovem compra 4×4 e faz expedição pela América do Sul

A baiana Dora Pessoa, 31 anos, é uma apaixonada por veículos 4×4. Quando pequena, adorava os passeios com a família pela Chapada Diamantina a bordo do ‘Cabritão’, um Toyota Bandeirante. O tempo passou. Ela veio morar em São Paulo, onde se formou em cinema pela FAAP. Mas espírito off road se manteve vivo neste período.

Há cerca de um ano Dora resolveu realizar o sonho de ter um carro 4×4 e comprou um Land Rover Defender 2003. Após algumas pequenas viagens, decidiu que era hora de dar passos maiores e fazer uma expedição.

Na busca por grupos e empresas que organizam expedições, a assistente de direção acabou conhecendo a Gaia Expedições, agência especializada em viagens de carros off road, e decidiu fazer partir para a aventura mais radical de sua vida: ir para Machu Pichu, no Peru, dirigindo.

“Como eu ia sozinha, já que não encontrei ninguém para ir dividir o carro, achei que o ideal seria ir com pessoas experientes e que soubessem muito bem o que estavam fazendo”, conta Dora.

Depois de alguns meses de preparação e resolvendo as burocracias da viagem, parte do grupo partiu de Brotas, interior de SP, no dia 2 de setembro rumo a Porto Velho (RO), ponto de encontro com os demais participantes da Expedição Pré-Colombiana Machu Pichu, Lago Titicaca e Atacama.

Foram 11 mil quilômetros percorridos passando por três países em quase um mês de expedição, que terminou no dia 27 de setembro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Para Dora, viajar e dirigir sozinha foi libertador. “Nunca imaginei que gostaria tanto da experiência. Tive que lidar com muitos fantasmas, muitas inquietações, sono, tédio, alegrias, choros muitas vezes, solidão em outros momentos, ataques de riso em outros. Depois de alguns dias, eu não me sentia mais sozinha”, disse ao Viagem Livre.

Segundo Dora, a próxima aventura já tem data e destino. Em janeiro ela pretende ir para a Patagônia.

Saiba mais sobre a aventura no blog Pela Estrada Afora. Confira também alguns vídeos da expedição em vimeo.com/pelaestradaafora.