A enseada de Marselha, Cassis e La Ciotat: uma das mais belas áreas de natureza da França

Por: Catraca Livre

Pérouges : um dos mais belos vilarejos na França
O belo porto antigo de Marselha[/img]

A segunda maior cidade da França e capital da Petanca e do Pastis, Marselha é uma bela cidade localizada a pouco mais de 300 km ao sul de Lyon. Foi historicamente o centro de troca mais importante da região que funcionou com um grande porto de trocas para o Império Francês.

Hoje em dia, parece ter uma má reputação (ouvi isso de franceses) quanto a segurança. Nós passamos um dia lá andando pela cidade e francamente não vi nada ruim. Acho que como em qualquer cidade, você só precisa ter alguns cuidados, sem necessidade de paranoia.

Visitamos o porto antigo, o MuCEM (um museu impressionante que vale a pena conhecer e com entrada gratuita.), a catedral de Marselha e também subimos até a bela Basilica Notre Dame de la Garde.

A enseada

Depois de uma boa noite de descanso, fomos explorar a bela enseada da região. Começando por Marselha ela se estende por 20 km, passando por Cassis até La Ciotat.

Começamos pela enseada de Sugiton que pode ser facilmente alcançada a partir do campus da universidade de Luminy. A trilha é fácil e você não levará mais de uma hora pra chegar até uma pequena praia entre as montanhas. Algumas partes da trilha são “asfaltadas”, então você encontrará muitas famílias fazendo a trilha com seus filhos.

Depois de alcançar a praia, voltamos a trilha e de lá você encontrará uma outra trilha que segue até a enseada de Morgiou. Em certo ponto da trilha você encontrá placas para um mirante no topo da montanha. Paramos lá para apreciar a vista e ela é impressionante.

Após esse mirante você pode voltar à trilha e seguir o caminho inteiro até chegar a outra pequena praia. É uma caminhada longa e como estávamos um pouco cansado e ainda tínhamos que voltar até onde tínhamos deixado nosso carro estacionado próximo a Universidade, decidimos não fazer a trilha. Mas acho que vale muita a pena caso você tenha tempo.

De lá, caímos na estrada novamente seguindo até a enseada de Sormiou. Chegando lá você encontrará um estacionamento, que é o início da trilha. O caminho é longo e todo asfaltando, e nós decidimos parar em um ponto onde tínhamos uma bela vista para curtir o pôr do sol.

La ciotat, Cassis and Rota dos Picos (Route des Crêtes)

A nossa base era o pequeno vilarejo de Ceyreste, pois estávamos dormindo no Camping de Ceyreste.

O vilarejo é bem pequeno e ficamos muito felizes ao descobrir que o único restaurante aberto na hora que voltamos pra dormir era uma bela pizzaria.

Tiramos o dia seguinte para visitar as pequenas cidades de La Ciotat e Cassis. São duas cidades legais na costa, onde relaxamos após um dia cansativo explorando boa parte das enseadas.

Mas a melhor coisa dessas cidade é uma das estradas entre elas. A rota dos picos tem vistas cinematográficas e cruza o belo Parc Naturel Régional des Ballons des Vosges.

Em Cassis, pulamos fora dos restaurantes turísticos próximos ao porto antigo e andamos por ruas estreitas na direção contrária do porto, para encontrar o restaurante Le Bonapart, onde almoçamos peixe fresco. Almoço maravilhoso e mais baratos que os restaurantes turísticos.

Depois do almoço curtimos a tarde na praia da baía de Cassis.

 

E depois disso tudo chegou a hora de cair na estrada de novo, mas dessa vez de volta a Lyon.

Espero que possa ter ajudado caso você esteja planejando passar um tempo no sul da França.

Para ver mais fotos veja o post original no nosso blog.