As 10 melhores praias para surfar no Brasil

Você sabia que o Brasil possui algumas das melhores praias do mundo para a prática do surfe? Isso mesmo! Pode-se dizer que o país está entre os sete melhores do mundo para aqueles que curtem deslizar sobre as ondas.

 

Como a variedade de praias brasileiras próprias para a prática do surfe é muito grande, fizemos uma seleção com as 10 melhores praias, espalhadas de norte a sul do Brasil para você decidir qual será o seu próximo destino.

Confira nossas dicas e já pode começar a escolher uma boa prancha de surfe para se aventurar nessa incrível modalidade que une aventura, diversão e uma conexão única com a natureza ao mesmo tempo em produz benefícios para corpo e mente.

Baía Formosa (Rio Grande do Norte)

Localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte, a Baía Formosa é ideal para surfistas durante, principalmente, o inverno brasileiro, quando as ondulações são perfeitas. O pico mais procurado da Baía é o Pontal, já eleito na revista “Fluir” pelo surfista Fábio Gouveia como a sétima melhor onda do Brasil. Fabinho é um dos grandes nomes da história do esporte no País e muitos o consideram dono do estilo mais bonito sobre as ondas, entre os brasucas.

Boca da Barra (Itacaré, Bahia)

A Boca da Barra, no litoral sul da Bahia, na região de Itacaré, tem uma das ondas mais longas do Brasil e é muito procurada por surfistas experientes e que adoram ondas para a direita. Mas é bom ficar atento e estar preparado para entrar nesse mar, pois as correntezas são fortes e podem jogar o surfista para o mar aberto. Esse pico não é brincadeira.

Cacimba do Padre (Fernando de Noronha, Pernambuco)

O lugar, além de incrivelmente lindo na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, oferece aos amantes do surfe um pico excelente para a prática do esporte. Para completar, a melhor época para surfar em Cacimba do Padre é justamente no verão, quando as ondas estão maiores e formam-se “tubos cilíndricos” que encantam até mesmo banhistas que observam a beleza das ondas quebrando, enquanto surfistas desfrutam da perfeição do lugar. É sensacional: calor de verão e onda muito boa.

Itamambuca (Ubatuba, São Paulo)

As ondas perfeitas e extensas fazem dessa praia do litoral norte de São Paulo uma das mais procuradas por surfistas de todo o mundo. Não à toa, Itamambuca já foi palco de campeonatos nacionais e internacionais épicos e até hoje recebe etapas de importantes competições. A praia tem uma onda um pouco mais cheia e pode apresentar boas condições também para quem deseja iniciar na modalidade, principalmente no verão. Itamambuca tem boa estrutura para receber turistas e escolas de surfe para quem deseja aprender a modalidade com segurança.

Macumba (Rio de Janeiro)

Localizada depois da Reserva e da Praia do Recreio, a praia da Macumba tem ondulações constantes, cheias e compridas e é adequada a prática do surfe durante o ano todo. Assim como a Itamambuca, pode apresentar condições favoráveis para iniciantes, apesar de ter dias em que é mais indicada para os mais experientes. Além de bela e ideal para o surfe, a praia é um lugar perfeito para quem deseja curtir as belezas do Rio de Janeiro longe do alvoroço típico da zona sul da Cidade Maravilhosa.

Maresias (São Sebastião, São Paulo)

Conhecida como umas das praias mais famosas de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, as ondas de excelente qualidade de Maresias são indicadas para surfistas experientes. Como a praia costuma ficar cheia aos sábados e domingos, o melhor é se juntar a outros surfistas que frequentam Maresias durante a semana. A praia tem uma onda mais rápida e exige mais habilidade dos surfistas, mas essa região do litoral norte paulista também tem boas opções para iniciantes, como a praia da Baleia.

Pico das Almas (Caucaia, Ceará)

Conhecida também como Praia das Cristalinas, o Pico das Almas fica a 33 km de Fortaleza e. por ter ondas altas e ser um pico mais isolado, o que proporciona maior tranquilidade aos surfistas, o local é uma das melhores praias para surfar no Ceará.

Praia da Carnaubinha (Paracaru, Ceará)

Situada no município de Paracuru, Ceará, a Praia da Carnaubinha é chamada de Hawaiizinho pelas suas ondas altas e de alta qualidade. Para quem gostaria de surfar nesse paraíso conhecido pela areia clara e fofa, falésias e um riacho de água doce, a melhor época é o inverno.

Praia da Regência (Linhares, Espírito Santo)

Tida como o “Hawai Capixaba”, a Praia da Regência é considerada uma das melhores praias do país para a prática do surf pelos ventos fortes e três tipos de boas ondas (longas, lizas e tubulares). O período entre os meses de março e outubro é o ideal para o surfar na região.

Praia do Forte (Mata de São João, Bahia)

Tida como um dos points favoritos dos surfistas baianos, a Praia do Forte é conhecida internacionalmente pela alta qualidade das ondas que se formam graças ao fundo de coral do mar. Quem conhece a região garante que a melhor época para surfar nessa praia é o inverno.