Últimas notícias:

Loading...

6º Santos Film Fest está com inscrições abertas até dia 17 para filmes do Brasil e do exterior

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

O 6º Santos Film Fest (Festival Internacional de Cinema de Santos) abre inscrições gratuitas para curtas-metragens (com até 30 minutos de duração) e longas-metragens (com duração maior a 60 minutos) até 17 de maio. O evento será de 22 a 29 de junho, com programação online e totalmente gratuita. os interessados devem se inscrever no site.

Crédito: Imagem de Joshua_Willson por Pixabay Interessados podem mandar curtas de até 30 minutos e longas com mais de 60 minutos. Imagem de Joshua_Willson por Pixabay

O tema desta edição é a “Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos”. O resultado das obras selecionadas será divulgado no dia 5 de junho. Podem participar filmes do Brasil e do exterior (desde que legendados em inglês, espanhol ou português).

As mostras serão divididas em Regional Baixada Santista, Nacional, Estrangeira e Humanidades (com temas relacionados à cidadania, inclusão e educação). Em todas serão entregues prêmios do júri (filme e direção) e popular (filme) e serão divididas entre curtas e longas.

Os premiados receberão o Troféu Toninho Campos (nome em homenagem ao proprietário do Cine Roxy, cinema de rua desde 1934 e fundamental no desenvolvimento da produção cinematográfica santista).

O júri será formado pela atriz Tamiryz O’hanna, pelas cineastas Julia Katharine e Andrea Pasquini e pelos professores doutores Rogério Ferraraz e Jamer Guterrez de Mello.

Atividades formativas

Estão previstas diversas atividades formativas, entre bate-papos, palestras e cursos. Já estão confirmados a oficina “Animando com livros e publicações antigas: experimentações e depoimentos da pandemia”, com a premiada diretora Camila Kater (do curta Carne), palestra com o escritor e roteirista Ferrèz (do best-seller Capão Pecado e da série 9mm), curso sobre a história do cinema LGNYQIA+ no Brasil com Lufe Steffen, oficina de produção com Liz Reis, bate-papo sobre filmes que retratam diferentes maneiras de superação, com o crítico Waldemar Lopes, debate sobre a cultura trans com a atriz Julia Katharine, Jacque Cortês e mais convidados, bate-papo com o crítico Rodrigo Rema, entre outros. Detalhes em breve. Também haverá uma mostra em parceria com a LESMA (La Extraordinária Semana de Mostras Animadas). Também será lançado um e-book sobre a trajetória da atriz Ondina Clais, pela Coleção Santos Film Fest.

Sessões especiais

Será realizada a avant-première do filme Linha de Frente Brasil, de Elder Fraga. A obra retratará o momento em que o Brasil e o mundo pararam para tentar decifrar o que é a Covid-19 e suas implicações em nosso dia-a-dia. O foco da trama é refletir a situação a partir do ponto de vista dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente, e de suas famílias que acabam isoladas e sem o convívio diário com seus entes queridos Com todos os protocolos de segurança, o projeto teve início em março de 2020 a partir de uma conversa entre o diretor e roteirista, Elder Fraga, o diretor de fotografia, Tomires Ribeiro e o Doutor José Neder Netto, que assina também a produção do filme. 70% do longa foi rodado em Santos.

Já o curta Zoantropia, de Wladimyr Cruz, ficará em cartaz durante todo o evento. Após uma separação, Isabella recolhe-se em casa e busca acolhimento junto a seus gatos. A população felina da casa só cresce, assim como as mudanças no comportamento de sua tutora.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe:

Tags: #Filmes