Canal Quintal da Piriricca será lançado neste sábado

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

O Canal Quintal da Piriricca será lançado neste sábado (06/03) às 15h no Youtube. A Clown Piriricca de Santo André (SP), propõe para as crianças realizarem em casa brincadeiras cantadas, confecção de brinquedos, entre outras atividades.  O primeiro episódio será a Super Heroína – Aventura Infantil da Piriricca.

Como o isolamento social diminuiu a interação entre crianças, o projeto nasce da ideia de criar atividades que possam divertir e interagir dentro da própria casa. O Canal Quintal da Piriricca será apresentado como uma série de quatro episódios. Todo sábado de março às 15h no Youtube terá um vídeo. Cada episódio tem 10 minutos. O projeto conta ainda com acessibilidade em Libras e foi selecionado pelo Edital do Fundo Municipal de Cultura de Santo André – Lei Aldir Blanc.

Episódio 1 – Super Heroína – Aventura Infantil da Piriricca

-Neste sábado (06/03) às 15h.

Uma ação cotidiana, vira uma aventura sob o olhar da primeira infância, e a importância do reconhecimento da proteção materna. Assim nasce uma homenagem a mãe da atriz que, travou uma luta enorme contra o câncer e a eterniza nessa história singela. Numa manhã atribulada a mãe, deixa a filha mais velha, nem tão mais velha assim, dar um banho na caçula. O dia de sol muito quente, a inexperiência da Irmã mais velha, e as peripécias da caçula no banheiro, despertam a aventura que a pequena vivencia, ao lado de seu Patinho “Quack de Borracha”, sua capa de heroína de toalha, de toquinha e o reconhecimento de uma heroína verdadeira, muito bem disfarçada, encerram esta história.

Episódio 2- Oficinas – Pião – reciclável de jornal e palito de churrasco.

A origem do pião é incerta, tem-se o conhecimento de sua existência desde 4000ª.C, encontrados feitos de argila no Rio Eufrates. O pião de semente de Tucumã é um brinquedo tradicional indígena, na região do Paraná. Curiosidade Cientifica: O pião tem sua rotação contínua, devido a inércia, e depois de um tempo, ele tomba porque o atrito faz diminuir a velocidade. Com materiais recicláveis simples, podemos fazer um brinquedo folclórico, resgatando, as experiências, de uma infância rica em criatividade, imaginação e destreza manual. Essa brincadeira estimula, censo de equilíbrio, velocidade, tempo, coordenação motora ampla e fina.

Episódio 3- Brincadeiras Cantadas

Pai Jacó – Olá como vai! – Joaninha – Gato Pintado São músicas de repetição, com gestos simples, que estimulam o censo rítmico, a coordenação motora, fatores cognitivos importantes no processo da memorização e de alfabetização.

Episódio 4- Brincadeiras
Acrescenta qualidade ao desenvolvimento psicomotor proporcionando: exploração de habilidades, aprendizagem prática conceitos, a oportunidade de escolha, respeitando os interesses e ritmo de cada participante, criança e adulto. – Corrida Pô – (fita crepe) – várias versões. Estimula a coordenação motora ampla e fina, equilíbrio, noção de direção (direita, esquerda), cognitiva e memória.
Cama de Gato (Barbante). Estimula a coordenação motora fina no pegar barbante, “a criança precisa experimentar, ousar, tentar e conviver com as mais diversas situações ao brincar com outras crianças, com adultos, com objetos e com o meio.” Psicopedagoga: Ana Regina Caminha Braga.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook Instagram