Últimas notícias:

Loading...

 Diadema lança Cultura na Rua neste sábado 

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

A Prefeitura de Diadema promove Festival de Cidadania/Cultura na Rua neste sábado (09/10) das 10h às 18h. Este evento acontece no CEU das Artes, no Jardim União.

A iniciativa, na verdade, será espécie de celebração da reabertura gradual iniciada nesta segunda (4), com a cessão dos equipamentos municipais para a produção cultural com 50% da capacidade de público.” Voltar com as atividades presenciais ainda que de maneira gradual é motivo de muita alegria, esperança e a vitória da resistência. A Cultura como sabem foi uma das primeiras atividades a parar e está voltando de maneira gradual a partir da vacinação da população e dos fazedores de Cultura. Temos certeza que será um momento de encantamento”, explica o secretário de Cultura, Deivid Couto.

Crédito: Imagem de Greg kozi por Pixabay Evento reúne as mais variadas linguagens num mesmo espaço e acontecerá uma vez por semana. Imagem de Greg kozi por Pixabay.

Programação e Busão da cultura

O Festival Cultura de Rua reunirá um pouco de cada linguagem e foi pensado para agradar a todos os públicos e idades. Música, dança, torneios esportivos e recreativos e batalhas de rimas são algumas das atrações programadas.

Outro destaque, será a Tenda das Artes, com a participação de oficineiros da Formação Cultural  – na estreia,  haverá oficinas de capoeira, cultura popular, além aula de ritmos, entre outras.

O público também poderá matar a saudade de ver um show ao vivo depois de tanto tempo recorrendo apenas às já cansativas lives. Serão dois: o primeiro, de artes cênicas, com Circo Escola Diadema; o segundo, que também finaliza o evento, será com a banda de rock Cyber Skin.

Outra grande iniciativa anunciada neste sábado será o Busão da Cultura, biblioteca itinerante que percorrerá a cidade junto com o festival disponibilizando um acervo de livros que poderão ser emprestados gratuitamente por toda a população – para tanto, basta se tornar sócio da Rede de Bibliotecas de Diadema e fazer uma carteirinha.

Para tornar-se um sócio leitor da Rede de Bibliotecas de Diadema basta levar no dia para o cadastro um documento original com foto de validade nacional, um comprovante de residência e ser maior de 16 anos. Os livros que forem emprestados no ônibus poderão ser devolvido em qualquer biblioteca, respeitando o prazo estipulado no dia.

“O Cultura na Rua inverte a lógica da ação cultural. Ao invés de o poder público esperar a população vir em busca do serviço, nós é que vamos levar a cultura até as comunidades”,  define Reinaldo Leiva, chefe de Formação da Secretaria de Cultura.

Confira a programação completa da estreia do Festival:

14:00 – Cortejo

14:15 – Tenda das artes: oficina de capoeira com gilmar sousa (mestre zoinho)

14:45 – Tenda das artes: – oficina de cultura popular com delcianny garcês

15:15 – Palco: apresentação do Circo Escola Diadema

16:15 –  Tenda das artes: vivência musical com o grupo da Casa da Música de Diadema

16:45 –  Tenda das artes: oficina de break

17:15 –  Palco: batalha do união (mc)

17:45 –  Banda cyber skin (rock)

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: