Diadema recebe evento de contação de histórias nesta sexta
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Diadema foi contemplado no edital do programa Viagem Literária, promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Siseb) e recebe, no dia 11 de agosto, evento de contação de história gratuita com a contadora de histórias e palestrante Ivani Magalhães. A atividade será realizada na Biblioteca Central, das 9h às 14 horas. A biblioteca fica no Centro Cultural Diadema, Rua Graciosa, 300, no Centro.
Contadora de histórias e palestrante, mestra em educação com formação em psicologia e pedagogia, Ivani Magalhães é, há 18 anos, docente em cursos de pedagogia e de pós-graduação nas áreas de educação e cultura. Coordena no Centro Universitário Ítalo Brasileiro as atividades da brinquedoteca. Também é idealizadora e coordenadora do curso de pós-graduação em Linguagens da Infância, e autora de livros de literatura infantil. Desde 2015 é professora no curso de formação em Narração de Histórias da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, em São Paulo. É coautora do livro-CD Saracuteia – Cantos e Contos para os pequenos e realiza narrações de histórias e formações em plataformas virtuais.
O Viagem Literária é um programa de estímulo à leitura e produção literária promovido anualmente em parceria com as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. Os eventos realizados no formato presencial e on-line contemplam atividades de contações de histórias, rodas de leitura, oficinas de escrita e bate-papo com escritores.
Seu objetivo é aproximar os livros, a literatura e as bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade a fim de despertar práticas e comportamentos leitores, bem como valorizar e dinamizar as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural repleta de conteúdo de qualidade para a sociedade local. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
Desde a sua criação em 2008, o programa já percorreu 231 municípios paulistas com mais de 3.600 ações. Contou com a participação de 240 grupos de contadores de histórias e escritores, e um público de mais de 364 mil pessoas. Não é necessária inscrição prévia para o evento, que é aberto a todas as pessoas, de todas as idades.
SERVIÇO
Contação de história com Ivani Magalhães
Biblioteca Central
Rua Graciosa, 300, no Centro