Escola Livre de Teatro apresenta Mostra de Processos até 9 de julho

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

A Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André apresenta até 9 de julho a Mostra de Processos, do primeiro semestre de 2021 de seus Núcleos de Pesquisa e Formação. A programação inclui ainda outras pesquisas e criações artísticas de alguns professores, além de espetáculos convidados. As atividades são realizadas de forma online e abertas a todos os interessados. Os links de acesso estão disponíveis no site da Agenda Cultural da cidade.

Atividade gratuita e online apresenta produções do primeiro semestre, além de espetáculos convidados. Foto: Divulgação Prefeitura de Santo André.
Créditos: Foto: Divulgação Prefeitura de Santo André.
Atividade gratuita e online apresenta produções do primeiro semestre, além de espetáculos convidados. Foto: Divulgação Prefeitura de Santo André.

Na próxima semana, a programação tem início na segunda-feira (05/07) com duas atividades. Das 16h às 18h, o Núcleo Mulheres em Movimento – Teatro e Sociedade compartilhará parte do seu processo de estudos e trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre. Serão apresentados “videocênicos” a partir do estudo do teatro épico-dialético documental e de textos escritos por mulheres. Orientação de Fernanda Azevedo.

Às 19h, será a apresentação da turma de Formação 22, com o estudo acerca da biografia de Machado de Assis, o “Bruxo do Cosme Velho”. Orientação: Heraldo Firmino, Luciano Mendes, Dione Carlos, Fernando Gimenes e Gisele Calazans.

Na terça-feira (6), das 14h às 16h, o Núcleo de Dramaturgia compartilhará leituras, breves encenações, músicas, entre outros materiais que têm a palavra-mundo como eixo da criação poética na escrita. Orientação: Ave Terrena. Das 16h às 18h, será a vez do Núcleo de Direção exibir “Aos Entes”, “Somos todas Carolina”, “Amor em Poça D’Água” e “Borboleta Parda”, programas criativos que revelam e constituem parte da trajetória de construção destas peças de teatro realizadas durante o semestre. Orientação: Luiz Fernando Marques – Lubi. E às 19h, será realizada nova apresentação da turma de Formação 22, com o estudo acerca da biografia de Machado de Assis, o “Bruxo do Cosme Velho”.

Na quarta-feira (7), às 19h, terá prosseguimento a apresentação do Núcleo de Dramaturgia com leituras, breves encenações, músicas, entre outros materiais que têm a palavra-mundo como eixo da criação poética na escrita. Orientação: Ave Terrena.

O Núcleo de Poéticas Políticas, sob coordenação de Laura Brauer, convida o público para conferir, na quinta-feira (8), às 14h, o espetáculo “Épico”, que será apresentado pela Cia. Teatral Tercer Abstrato. O espetáculo, baseado na obra “Pequeno Organon para o Teatro” (1948), de Bertolt Brecht, indica uma proposta didática e narrativa que transforma o teatro em uma potente sala de aula.

Ainda na quinta-feira, às 19h, serão exibidos os trabalhos das Turmas de Formação 23 e 24. O trabalho da Turma 23 remonta uma imersão sensorial a partir de relatos extraídos de um diário, onde geograficamente se intitula o seu país natal, extraindo do “eu” a coletividade das emoções. Orientação F23: Cris Rocha, Ave Terrena, Valquíria Rosa e Alex Tenório. Já o trabalho da turma compartilhará o processo criativo de escrita coletiva “da cena ao texto, do texto à cena”. Orientação F24: Antônio Salvador, Janette Santiago, Judson Cabral e Uma Luiza Pessoa.

E a sexta-feira (9), último dia da Mostra, terá, às 15h, a apresentação do Núcleo de Musicalização – Tambores e Maracás, que compartilhará os processos de pesquisa, apreciações/percepções e criações musicais. Através de uma música escolhida, será feita essa análise com os participantes. Orientação: Valquiria Rosa. Às 19h, a atração será trecho gravado do espetáculo convidado “Matriarquia”, ainda em processo de criação, com a atriz Camila Pitanga. Criado por Camila, pela preparadora vocal Lucia Gayotto, pela dramaturga e roteirista Dione Carlos e pela diretora Cristina Moura, “Matriarquia” é um encontro de mulheres e é deste encontro – ou “sistema social liderado por mulheres” – que o trabalho surge. Haverá bate-papo com professoras da ELT ao final da exibição.

A Mostra de Processos do primeiro semestre de seus Núcleos de pesquisas e Formações é uma realização da Escola Livre (ELT) de Santo André. Toda a programação será gratuita e transmitida de forma online. Confira a programação completa em: bit.ly/3haQTLL.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram