CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

‘Pandas’ faz temporada online até 6 de junho

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

A equipe de criação prefere não chamar de teatro. Com vasta experiência nos palcos, Mauro Schames e Nicole Cordery (elenco) e Bruno Kott (direção e dramaturgismo) se organizaram para estrear um trabalho na plataforma Zoom, que é mais do que uma leitura. Pandas, ou era uma vez em Frankfurt é uma experiência teatral online ao vivo, que foi concebida durante e para a quarentena da Covid-19 com os artistas envolvidos isolados em suas casas.

A experiência teatral online é uma adaptação do texto teatral História do Urso Panda (contada por um saxofonista que tem uma namorada em Frankfurt), do dramaturgo romeno Matéi Visnic e fica em cartaz até o dia 6 de junho. Ingressos devem ser adquiridos pela plataforma Sympla, no esquema “pague o quanto puder”.

Crédito: Divulgação/ PandasPara participar, é necessário baixar aplicativo gratuito Zoom

Bruno Kott chegou com uma proposta de diminuir o texto (a apresentação tem 40 minutos de duração) e trouxe conhecimentos tecnológicos e uma proposta estética para a história. “Mergulhamos profundamente em ensaios diários. Tínhamos menos de uma semana para produzir uma filmagem deste texto, que não fosse uma leitura. Falei com o autor Matéi Visniec por e-mail, que respondeu prontamente e nos mandou uma carta dizendo estar de acordo com a nossa experiência”, conta Nicole.

Ensaios longos diários, estudo de texto, pesquisa de linguagem, crises dos atores, medo da capacidade de se adequar a tantas mudanças. “Como manter a teatralidade inerente ao texto estando a um palmo de uma câmera?”, fala Nicole sobre suas aflições durante processo.  Muito trabalho diário, muito estudo e muita repetição.