Praça do Carmo recebe quarta edição da cerimônia Águas de Santo André
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Praça do Carmo recebe neste sábado (12/11) a quarta edição da cerimônia Águas de Santo André, que será realizada em frente à Casa da Palavra Mário Quintana, a partir da 10h. Tradicionalmente conhecida como Águas de Oxalá, a celebração é uma manifestação afro-brasileira que ocorre em diversas cidades do País em louvor ao orixá Oxalá, considerado criador da terra e dos homens.
- Como apostar na Liga Europa: Guia completo 2025
- Parkinson: sintomas e desafios além dos tremores
- 5 lugares no Nordeste para se sentir no paraíso
- Ansiedade e Parkinson: elo pode transformar o entendimento da saúde após os 50
A cerimônia começa com o cortejo em que todos vão a uma fonte para pegar água fresca, cada um com seu pote ou jarro sobre suas cabeças e com flores brancas nas mãos, seguem até os representantes das religiões de matriz africana que recebem os potes e jarros, e lavam as cabeças dos participantes.
Após a concentração em frente à Casa da Palavra Mario Quintana (Praça do Carmo, 171), os participantes seguirão para a obra Concreção 0005 de Luiz Sacilotto, no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, e depois até a área onde está instalado o busto do Senador Fláquer, na mesma via.
O evento Águas de Oxalá tem como enfoque o louvor ao orixá Oxalá, considerado o criador da terra e dos homens, na tradição de matriz africana. A cerimônia de purificação e renovação é considerada o início de um novo ciclo e reverência à presença da água – fonte primordial da vida –, que se apresenta em todos os rituais da religião dos Orixás.
A lenda – Conta a lenda que Oxalá fez uma viagem a Oyó, para participar de uma homenagem a Xangô. Durante sua viagem, Exu lhe pregou algumas peças que o obrigaram a banhar-se e a trocar de roupa três vezes. No final da viagem, acabou preso por engano e passou sete anos na prisão. Durante esse período, o reino viveu a mais profunda seca e muitas doenças assolaram seus habitantes. Quando essa prisão injusta foi revogada, Oxalá foi banhado e reverenciado por todos os outros orixás e uma nova época de prosperidade voltou ao reino de Oyó.
Jogos Africanos – Também no sábado (12), a biblioteca do CEU Ana Maria, no Jardim Ana Maria, promove um dia de jogos e brincadeiras africanos que estarão à disposição do público e também para confecção. As atividades, gratuitas, acontecem até as 16h.
Serviço
4º Águas de Santo André
Data: 12/11/22 (sábado)
Horário: a partir das 10h
Concentração: em frente à Casa da Palavra Mário Quintana
Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro
Jogos Africanos
Data: 12/11/22 (sábado)
Horário: a partir das 10h
Local: Biblioteca do CEU Ana Maria
Endereço: Praça Vereador Venâncio Neto, s/nº – Jardim Ana Maria
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram