Últimas notícias:

Loading...

Prefeitura de São Bernardo inicia programação especial para celebrar os 100 anos da Semana de 22

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

Para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, preparou programação especial para este ano. O início do calendário municipal que celebra o movimento modernista se dá com a exposição “Arquitetura Modernista de São Bernardo do Campo”, aberta à visitação a partir desta quarta-feira (19/01) na Pinacoteca da cidade.

Entre as atrações está exposição gratuita que resgata obras da arquitetura moderna encomendadas pela Prefeitura nas décadas de 1960 e 1970. Foto: Ricardo Cassim.

A exposição resgata obras institucionais encomendadas pela Prefeitura, entre as décadas de 1960 e 1970, a de arquitetos paulistanos. A partir da releitura dos documentos originais, foi possível reproduzir projetos de grande relevância histórica para arquitetura moderna paulistana, com projeções pictóricas, permitindo ao observador a visualização tridimensional de formas externas e internas, assim como a compreensão do projeto arquitetônico de cada obra.

A visitação poderá ser realizada até o dia 6 de maio de 2022, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A Pinacoteca Municipal fica na Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Mais informações pelo telefone (11) 2630-9614.

Conforme explica a secretária de Cultura e Juventude de São Bernardo, Lígia Ramos, a pasta promoverá, durante todo o ano, série de ações nas diversas linguagens artísticas e culturais para celebrar, refletir e problematizar a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos. “Serão exposições, mostras, debates e apresentações no intuito de comemorar esse centenário e trazer para a população um pouco da história e da importância desse fenômeno para a arte e também para o nosso dia a dia”, ressalta.

SOBRE A SEMANA DE 22 – Considerada marco fundador do modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna de 22 foi uma manifestação cultural realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo. O festival incluiu exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, além de três sessões lítero-musicais noturnas. A principal função para a história da arte brasileira foi romper o conservadorismo vigente no cenário cultural da época.

PROGRAMAÇÃO MUNICIPAL – A partir de fevereiro, a Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Flaquer, 26, Centro) receberá lançamentos de novos escritores. No dia 12, às 10h, Benedita Lopes lançará “Porções para se acordar presente” e, às 14h, será a vez de Kaya Adu apresentar ao público a obra “Cobra rasteira: mitologia de uma transição de gênero”. No dia 19, às 10h30, Donizete Leite faz o lançamento de “Um delírio chamado paixão” e, a partir das 14h, Deobaldo Barbosa da Silva apresentará a obra “Os Versos são Meu Universo”.

INFANTIL – Para o público infantil, nos dias 17 e 24 fevereiro, às 14h, também na Biblioteca Monteiro Lobato, será realizada a contação de história “Anita menina”, do livro Anita Malfatti – Crianças Famosas de Carla Caruso e Angelo Bonito.

Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/agendacultural.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: