Programa Cultura ao Vivo celebra Mulheres Negras na Literatura

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

A edição desta sexta-feira (23/07) do programa Cultura ao Vivo, promovido pela Secretaria de Cultura de Diadema, será sobre as Mulheres Negras na Literatura.  O programa será exibido pelo Facebook da secretaria às 20h e trará convidadas como a produtora cultural Renata Reis (Coletivo Calundu) e a atriz Elaine Marcelina (UFRJ).

Produtora cultural Renata Reis do Coletivo Calundu é uma das convidadas. Foto: Divulgação Renata Reis.
Créditos: Foto: Divulgação Renata Reis.
Produtora cultural Renata Reis do Coletivo Calundu é uma das convidadas. Foto: Divulgação Renata Reis.

Instituído em 1992, durante encontro temático realizado na República Dominicana, o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, desde então celebrado em 24 de julho,  foi considerado à época um grande avanço no empoderamento feminino no continente – já que lançava luz a pautas urgentes como combate ao feminicídio, disparidade salarial e preconceitos de todas as naturezas.

Passados quase 30 anos, a data ainda tem sido a deixa para, entre outras batalhas, lutar pela inclusão da mulher negra latina e caribenha em áreas de atuação ainda dominadas por homens como a literatura. Este é justamente o tema da edição do Cultura Ao Vivo desta sexta-feira (23), a partir das 20h,  que terá como convidadas a produtora cultural Renata Reis (Coletivo Calundu) e a atriz Elaine Marcelina (UFRJ).

Ambas terão espaço para, não só dar visibilidade a escritoras negras latinas que ainda são praticamente desconhecidas do grande público, como também abordar temas pertinentes às pautas dos movimentos femininos. Apesar do contexto desfavorável, nem tudo, no entanto, é motivo para lamentações. Para Renata Reis, embora ainda seja fundamental a necessidade de ampliar os canais de divulgação, a procura por autoras negras da região tem sido muito maior do que em outros tempos.

“Atualmente percebo o aumento no interesse das obras literárias escritas por autoras pretas, isso acontece devido uma demanda reprimida historicamente. Apesar de tudo, temos que celebrar as possibilidades, ainda que poucas,  dessas escritas serem lidas e publicadas, o que faz parte do resgate da nossa identidade”, avalia.

A intermediação do encontro será feita pela Angelina Souza e pela Rosa Oadq.

Serviço:

Cultura Ao Vivo: Mulheres Negras na Literatura
Sexta, 23 de julho, às 20h
Transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Diadema e da Secretaria de Cultura de Diadema (Facebook e Youtube).

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram